Se você já se imaginou toda animada projetando a fachada da sua casa, saiba que é comum se perder em alguns detalhes cruciais. No vídeo de hoje, a equipe da Magazine Femininaa selecionou cuidados essenciais para garantir que sua fachada seja um cartão de visita impecável. São 10 erros clássicos que muita gente comete ao dar vida à parte externa de suas casas. Vamos lá!
https://www.youtube.com/watch?v=LHo8Jdl8tKo
1. Excesso de Um Único Revestimento
Ao revestir toda a fachada com um só material, pode-se perder a oportunidade de criar harmonia. A sugestão é mesclar revestimentos, como pedras, madeira ou até mesmo pintura, para dar destaque e criar uma fachada mais atraente.
2. Não Definir um Estilo
Escolher um estilo para a fachada torna mais fácil a seleção de cores, tipos de esquadrias e telhados. Se você não viu nosso vídeo sobre estilos de fachada, confira para facilitar sua decisão.
3. Misturar Telhado Aparente com Embutido
Embora seja possível, misturar telhados aparentes com embutidos requer cuidado para manter a harmonia. Sugere-se manter a consistência na escolha do tipo de telhado para toda a estrutura da casa.
4. Combinar Elementos Construtivos Diferentes de Forma Aleatória
Evite misturar estilos construtivos drasticamente diferentes. Busque harmonia ao escolher estruturas que complementem o estilo geral da fachada.
5. Utilizar Esquadrias Diferentes na Mesma Fachada
Manter uniformidade nas esquadrias é crucial para uma fachada coesa. Escolha um tipo e cor que se alinhe ao estilo escolhido para evitar desarmonia visual.
6. Não Integrar o Muro com a Fachada
O muro também faz parte da fachada, portanto, deve seguir a mesma linha estilística. Cores e revestimentos devem ser pensados de forma integrada.
7. Sobrepor Revestimentos
Evite sobrepor revestimentos que possam competir visualmente. Escolha tons e texturas que se complementem, garantindo uma fachada mais equilibrada.
8. Exagerar em Detalhes
Evite exageros, como vidros em excesso ou cores vibrantes demais. Busque equilíbrio para não comprometer o conforto visual e térmico da sua casa.
9. Ignorar Detalhes Estruturais na Volumetria
Pequenos detalhes, como vigas e pilares, podem ser incorporados à volumetria da fachada para criar um visual mais interessante. Consulte um arquiteto para orientações específicas.
10. Não Cuidar da Manutenção
Por fim, não descuide da manutenção. Faça retoques de pintura, impermeabilize a fachada e esteja atenta aos detalhes estruturais para preservar a beleza e integridade da sua casa.
Lembre-se, uma fachada bem planejada reflete o cuidado e a atenção aos detalhes, proporcionando uma casa visualmente atrativa e harmoniosa. Não esqueça de compartilhar nos comentários se já identificou algum desses erros em sua fachada. E claro, deixe seu like e inscreva-se para mais dicas! Até a próxima!