O artesanato é uma arte milenar que jamais sai de moda. Com ele é possível criar uma infinidade de artes com figuras, cores, texturas e desenhos que enfeitam variados tecidos.
O bordado e o crochê são o tipo de artesanato mais procurado quando o assunto é presentear ou criar lembranças em forma de arte.
Para seu artesanato, bordado ou crochê é preciso principalmente saber executar os processos, mas também saber escolher os materiais certos, para cada técnica e outros básicos como uma boa tesoura que certamente será útil em qualquer opção.
Neste artigo vamos te informar o que é preciso para começar a bordar e a fazer crochê hoje mesmo. Continue com a leitura até o fim.
Quais são os tipos de bordados e crochê que existem?
No mundo dos artesanatos, existem diversos tipos que podem ser feitos, cada um com sua especificidades. No entanto os mais comuns são:
- Ponto Russo: Consiste em pontos que são feitos no avesso de algum tecido. Sua forma fica mais em alto relevo e combina principalmente em guardanapos.
- Bordado com fitas: Como o próprio nome sugere, o bordado com fitas é os pontos feitos com uma fita junto.
O resultado é extremamente delicado e combina com peças infantis ou decorações e lembrancinhas de aniversários e batizados, por exemplo.
- Ponto Cruz: Esse é o mais comum e também a preferência de quem faz artesanato. Os seus pontos são feitos em pequenos quadradinhos.
Como resultado o desenho fica delicado e pode ser feito em toalhas, lençóis e vários outros tecidos. Sendo um dos pontos mais versáteis que podem ser feitos em diversos tecidos.
- Vagonite : O bordado vagonite pode até parecer desconhecido, no entanto é o principal ponto visto em toalhas, guardanapos, babadores e toalhas de mesa.
Os seus pontos podem ser feitos de diversas formas geométricas sendo a quadrada e a redonda as principais. Apesar do nome complicado, a técnica é considerada bem fácil.
É preciso algum curso para fazer artesanato a bordar e para fazer crochê?
Há pessoas que conseguem aprender pontos de bordados e crochê a fim de produzir artesanato somente vendo vídeos de passo a passo.
Entretanto, por cada ponto ter regras e materiais específicos, o mais indicado é iniciar o curso com um professor para ensinar e acompanhar o desenvolvimento.
O professor também orienta se o processo está sendo feito de forma errada e também indica quais os melhores tecidos para quem está iniciando.
Além do mais, com o ensino acompanhado, o aluno vai se ganhando experiência para conseguir ir para pontos mais complexos.
O que é preciso para começar?
Todo mundo que deseja entrar no mundo dos artesanatos, precisa ter os materiais certos para produzir suas peças, e seu artesanato poderá usar materiais diversos como barbante, cola, cds velhos e linhas….
Confira os essenciais:
1- Tesoura
O item indispensável para fazer qualquer tipo de bordado. Porém, precisa ser a tesoura correta para o artesanato que consiste em um tamanho menor e é mais fina que a convencional.
2- Linha
Sem a linha, é impossível realizar qualquer procedimento, pois é parte fundamental na hora de fazer os pontos.
Portanto, o indicado é ter um kit de linhas onde permita diversificar as cores e criar modelos alegres.
3- Bastidor
O bastidor serve para prender o tecido na hora de bordar. Além de segurar, também permite conforto reduzindo os riscos de perder o ponto que estava.
4- Tecido
O tecido é o material que o artesão abordará sua arte. Portanto, a depender do ponto escolhido, deve-se escolher um tecido com base em metros. Geralmente é indicado pelo menos 2 metros.
O tamanho maior é justamente necessário em casos onde precisa ser refeito alguns pontos ou acidentes onde ocorram manchas no tecido. O ideal é sempre sobrar.
5- Agulheiro
Já o agulheiro serve para armazenar as agulhas e não perder. Por ser uma material leve e extremamente pequeno (a depender do ponto) é ideal guardá-lo no local certo.
O artesanato é uma arte incrível que permite criar desenhos e formas em diversos tipos de tecidos.
Apesar de existir pontos complexos, os mais utilizados são os que podem ser facilmente apreendidos com o auxílio de um professor.
Com os materiais certos, é possível produzir peças seja por hobbie, profissão ou até por terapia de forma ágil e totalmente eficaz.