Emagrecer após a gestação é um desejo que muitas mulheres procuram. Já que o aumento de peso acontece de maneira muito rápida durante a gravidez, e emagrecer durante a amamentação pode ser uma boa ideia.
Já que durante a amamentação é liberada uma substância chamada ocitocina, que acaba fazendo algumas alterações físicas na mulher, acelerando o seu metabolismo na produção do leite materno, nesse artigo vamos ver a melhor maneira para emagrecer amamentando sem prejudicar a mãe e o bebê.
É Possível Emagrecer Amamentando?
A resposta para essa pergunta é fácil. É sim! É possível emagrecer amamentando, porém, você deve ter alguns cuidados, mas para você conseguir emagrecer amamentando você deve dar prioridade a frutas e legumes e tomar pelo menos 2 litros de água por dia e fazer algum exercício leve de baixa intensidade, como uma caminhada, por exemplo.
Isso é muito importante, já que durante a amamentação a mãe tem que estar bem hidratada e evitar gorduras ruins, como manteiga, frituras e fast food.isso pode refletir diretamente na qualidade do leite materno, uma vez que a sua alimentação não for equilibrada, a criança pode desenvolver algumas doenças como: diarreia, alergia e desidratação, essa última é a mais comum devido à diarreia.
Por isso você deve ficar atento a algumas situações como o aumento do número de fezes, coloração diferente, e vazamentos em excesso nas fraldas.
Outro ponto muito importante é o gasto calórico que ocorre durante a amamentação, estima se que a mulher perca de 500 a 800 calorias, e isso é um fator muito importante, já que após amamentação a mãe da criança procura se alimentar de grandes quantidades de comida, para repor as suas energias, e é aí que ocorre as más escolhas de alimentos que podem prejudicar a sua saúde. Pensando nisso criei uma lista de alimentos logo abaixo
Melhores alimentos para quem está amamentando
Durante a amamentação, as escolhas dos alimentos são muito importantes, não só para a lactante quanto para o bebê, já que a criança absorve os nutrientes pelo leite materno. Isso vai ajudar a desenvolver o seu paladar e após desmamar a criança, mas vale uma observação importante aqui. Segundo a organização mundial da saúde (OMS) Não há um período certo para fazer o desmame. Sendo assim vou listar alguns alimentos que vai te ajudar na sua alimentação, Veja Abaixo.
- Verduras: abobrinha, brócolis, alface;
- Frutas:manga, laranja, morango, tomate;
- Leguminosas: Batata, cenoura, gengibre;
- Cereais e grãos: Arroz, aveia, feijão;
- Oleaginosas: Castanhas e nozes.
Agora outros alimentos que a lactante deve evitar são:
- Pizza
- Refrigerantes
- Fast food
- Alimentos processados
Benefícios da amamentação
Sabemos que esse período da amamentação, é um momento muito especial envolvendo a mãe e o seu bebê. É nesse momento onde ocorre o maior contato de amor, onde se cria uma laço materno indescritível, mas não se engane, esse momento único é essencial para a saúde da mãe e também para o seu filho.
Entres os principais ganhos para a criança, está na melhora do seu crescimento e protege contra doenças e má formação dos seus dentes, vale ressaltar que o leite materno é rico em nutrientes para o bebê.
A mãe, por outro lado também se beneficia da amamentação, seus principais ganhos estão na queima de caloria que ajuda no seu emagrecimento pós-parto, previne o câncer de mama, e cria vínculo com a criança, Abaixo, vou citar mais alguns benefícios.
Benefícios para a mãe
- Ajuda na perda de peso
- Evita sangramentos
- Reduz o risco de câncer ,mama e ovário
- Reduz o risco de diabetes tipo 2
Benefícios para o bebê
- Leite materno é rico em nutrientes
- previne contra doenças
- cria vínculo com a mãe
- protege contra diarreias
Oque não fazer durante a amamentação
Enquanto você estiver amamentando o seu bebê, você deve evitar criar alguns maus hábitos, como por exemplo dar chupeta para a criança, isso pode levar a criança a rejeitar o peito da mãe e também isso pode afetar o nascimento dos seus dentinhos de leite.
A mãe também tem que evitar de dar outros tipos de leite para a criança, o leite materno pode dar até os 2 anos de idade segundo a organização mundial da saúde (OMS)
Cuidados durante o período de amamentação
Entre os principais cuidados que a mãe deve tomar, está especialmente na sua alimentação. Não coma alimentos processados e gordurosos.
Outro cuidado que você tem que tomar e o uso de medicamentos. Nunca tome remédios por vontade própria, lembre se de consultar com um médico antes, cremes e cosméticos também tem que ter um cuidado redobrado já que nesse período a pele da mulher fica sensível, e isso pode causar uma grande dor de cabeça, já que a mãe pode desenvolver algum tipo de alergia. Entendo que muitas mulheres querem melhorar a sua autoestima, cuidar mais de si mesma e se sentir melhor com o seu corpo, outro fato que podemos citar é a busca por dieta.
Não se deve fazer dietas restritivas e malucas para emagrecer durante a amamentação,
Se a mãe resolver restringir alguns alimentos da sua alimentação diária, isso pode refletir na saúde da criança. A mãe precisa estar com a sua alimentação em dia.
Veja a informação completa aqui.
Principais Cuidados que você deve ter:
- Alimentos Gordurosos
- Não fazer esforço físico em excesso
- Não tome medicamentos sem prescrição médica
- Evite dietas restritivas
- Não use sutiãs que apertam a mama
Mulher amamentando pode fazer tatuagem ?
Essa é uma pergunta muito interessante que muitas mães fazem. Após o nascimento da criança muitas optam por fazer uma homenagem nessa data tão especial, e a tatuagem é um meio de demonstrar esse amor. Mas alguns cuidados deve ser tomados, no momento não há nenhuma evidência médica ou científica que a tinta da tatuagem possa trazer algum problema para a lactante ou para a criança através do leite, vale lembrar que a tinta da tatuagem é composta por metais como o sais de cobre e o óxido de cobalto.
Segundo o Rodrigo da Rosa Filho, Membro da ( SOGESP) , não é recomendado fazer a tatuagem enquanto a mãe está no período de amamentação, segundo ele, devido às alterações hormonais e físicas que ocorrem na mulher nessa fase, pode acabar prejudicando a sua pele e gerar uma alergia, o médico aconselha a fazer a tatuagem após 1 ano do nascimento do bebê.
O Dr Rodrigo ainda reforça. Se for fazer a tatuagem, procure um local que esteja dentro das medidas sanitárias da anvisa, para não correr o risco de contrair um HIV ou Hepatite B e C, um procedimento mal feito pode resultar num risco enorme para a sua saúde.