Referência em moda circular, o Enjoei prepara mais uma collab de impacto social, desta vez o marketplace de itens second hand se uniu à marca de moda responsável IDA para transformar peças que seriam descartadas em itens novos e exclusivos. As marcas têm em seu DNA a busca por fomentar uma moda mais consciente e responsável.
“A parceria foi firmada diante da conexão entre as marcas, já que ambas têm a moda responsável com um dos principais pilares. A collab vem concretizar e potencializar esses propósitos, nasce da sinergia pela busca de processos circulares e parte do desafio de inovar utilizando recursos já existentes, ressignificando peças que não tinham valor em itens exclusivos”, comenta Fabiana Barbosa, estilista de IDA.
Celebrando a criatividade e o poder das transformações, a collab vai além da sustentabilidade e ainda conta com um potente impacto social, reforçando o poder das segundas chances. Criada por mentes e mãos femininas, todas as peças foram produzidas por mulheres do movimento Eu Visto o Bem, que atua desde 2016 na ressocialização de detentas e ex-detentas do Sistema Prisional de São Paulo. O valor arrecadado pelas vendas da coleção ainda será revertido para a instituição e, com o trabalho desse time, os itens recebem uma nova oportunidade de brilhar em novos guarda-roupas. O conceito criativo começou com uma curadoria, onde a equipe de estilo da IDA visitou o seu próprio guarda-roupa e também o centro de distribuição da Enjoei e garimpou algumas peças que deram o início à colaboração.
Jeans, mix de texturas e padronagens, modelagens utilitárias, com bolsos estrategicamente posicionados podem ser encontrados nessa coleção. O processo de desenvolvimento das peças de upcycling nasce a partir de materiais já existentes, cada item é cuidadosamente escolhido, desenhado e construído com um propósito único. Costureiras e estilistas se unem em uma sinergia criativa, trocando ideias e inspirações para dar vida a cada criação. Em meio a esse diálogo profundo, o foco principal é sempre respeitar as singularidades de cada peça, desde sua modelagem até sua composição de tecido e cores. Busca-se, assim, transmitir a essência dessa troca por meio de detalhes que preservam os padrões originais, resultando em peças que são verdadeiras obras de arte carregadas de significado e história. A cartela de cores tem a predominância de tons neutros e terrosos, as padronagens alternam entre estampas clássicas, com listrados e xadrez. Algumas peças contam com abotoamento frontal, e quase todas as peças são combináveis entre si.
“Essa é a nossa segunda parceria com a IDA, uma marca com muita sinergia com o Enjoei. Estamos felizes em lançar mais uma collab original, inovadora e criativa. Está tudo belíssimo, todos os detalhes foram muito pensados, e com um propósito verdadeiro e importante para as duas marcas”, comenta Beta Balbi, brand manager do Enjoei. As 50 peças que compõem a coleção colaborativa têm preços que variam entre R$ 198,00 e R$ 528,00 e podem ser encontrados a partir de 14 de março, com exclusividade a Lojinha da IDA, na plataforma Enjoei.