Amiga, quem nunca se decepcionou ao cortar um abacate achando que tava no ponto e descobrir que ele está mais duro que a vida adulta, não é mesmo? Te entendo totalmente, mas antes de pensar em desistir do pobre abacate, deixa eu te dar algumas ideias de ouro pra transformar esse apertinho no coração em uma festa no estômago!
A vez do guacamole não tão maduro
Ah, o guacamole! Essa delícia mexicana não precisa de abacate supermaduro para ficar bom. Então, amasse o seu abacate firminho, junte tomate, cebola, limão, coentro, sal e um pouquinho de afeto. Prontinho, uma versão mais consistente, porém igualmente gostosa, está na mesa!
Fatiadas e Assadas como Petiscos
Sabe o que mais? Você pode fazer petiscos! Simples assim: Corte o seu abacate com carinho em fatias, tempere com o que você mais gosta, leve ao forno e asse-as até ficarem crocantes. Você vai ficar chocada como um abacate can be so fancy!
Smoothies cremosos com abacate
Quem não ama um bom smoothie? E nenhum abacate é tão duro que não possa ser dominado por um liquidificador potente. Joga ele lá com algumas frutas, iogurte e agave (se você tiver) e voilà! Um lanche saudável e que cala a boca daquela balança implicante.
Cubos de abacate para saladas
Não, sua salada não precisa ser monótona. Inclua o abacate cortado em cubinhos e ela vai ganhar uma textura nova e um sabor incrível. Dica de amiga: um pouquinho de limão por cima deles e você nunca mais vai ver salada da mesma forma.
Avocado toast com um toque especial
Ok, essa dica é tão clássica quanto coxinha em festa de criança: avocado toast! Torre seu pãozinho integral, amasse os pedaços de abacate em cima, coloque um ovo mexido (se quiser), tempere e babe na criação. Isso sim é café da manhã de rainha!
Por que abacates ficam duros?
O abacate pode ser um mistério até rachar, né? Mas ó, a razão dele estar duro normalmente é que foi colhido cedo demais. Calma que ele ainda vai amadurecer, é tudo uma questão de tempo e um pouquinho de paciência – uma metáfora pra vida, quem diria?
Dicas para ajudar no amadurecimento
Para dar uma forcinha, coloque o abacate num saco de papel com uma banana. A banana libera um gás natural que acelera o amadurecimento. É como se ela desse um empurrãozinho no amadurecimento do nosso abacate reticente.
Identificando o ponto de amadurecimento
Uma dica de ouro para saber se tá no ponto é dar uma olhadinha no cabinho. Se ele sair fácil e você ver uma cor lindinha ali, pode se jogar que tá pronto para o abraço. Ou melhor, para a faca!
Mantenha-o refrigerado caso necessário
Se ele tá no ponto e você ainda não quer usar, guarda ele na geladeira. Assim, você consegue segurar a animação dele de madurar mais por uns dias.
Benefícios do abacate para nossa saúde
O abacate é tipo aquele amigo que você quer por perto sempre: cheio de virtudes! Rico em gorduras boas, potássio (mais que a banana, acredita?), fibras e aquela ajudinha marota para dar um up no colesterol bom.
O que são gorduras boas e por que precisamos delas?
Essas gorduras, amiga, são um colírio pro coração e pro cérebro. Elas auxiliam no combate às inflamações, dão aquela assistência na absorção de nutrientes e ainda por cima seguram a onda daquele desejo louco de atacar um chocolate.
Abacate na dieta
E tem mais: o abacate é um aliado na saciedade, ou seja, ele dá aquela segurada na fome que às vezes dá aloka na gente. Por isso é figurinha repetida em dietas e na escolha das amigas que buscam um estilo de vida mais saudável.
Fibras e a digestão
Amiga, e a fibra que tem no abacate, então? A gente fica mais regulada que relógio suíço, sem contar que é um santo remédio para o intestino preguiçoso. Esse bichinho é mesmo uma fonte de saúde que dá gosto!
Curiosidades sobre o abacate
Você sabia que abacate é uma fruta, mas também pode ser considerado um afrodisíaco? Pois é, além de tudo, ele ainda tem essa faminha.
Variedades de abacate no Brasil
No nosso Brasilzão de meu Deus, a gente encontra tipos diversos de abacate: tem o avocado, menorzinho e mais nutritivo; o Margarida, aquele de casca verde brilhante; o Geada, resistente ao frio, e por aí vai. Tem um mundo deles pra gente explorar!
Combinações incríveis com abacate
E não para por aí! O versátil abacate pode ser companheiro de várias receitinhas: pode entrar naquela vitamina de manhã, aparecer na salada de almoço, fazer um cameo no lanche da tarde com um toast e ainda fechar o dia brilhando na sopinha leve da janta. É o parceirão que não decepciona nunca.
Receitas exóticas com abacate
Já pensou em sorvete de abacate? Acredite, é refrescante e saúde pura! E bolo de abacate com chocolate? Nunca mais a sua TPM vai te pegar desprevenida. As possibilidades são infinitas e todas deliciosas!
Prontinha para dar uma nova chance pro abacate duro?
Então, amiga, agora que você tá armada com todas essas dicas de ouro, nunca mais você vai olhar pro abacate duro com desprezo. Ele pode ser um tesouro disfarçado, pronto para incrementar sua alimentação de maneira saudável e mega saborosa!
Te convido a tirar o avental do armário, colocar aquela música animada e experimentar uma (ou todas) dessas ideias! Ah, e não se esqueça de contar pra gente como foi, deixar seu like e compartilhar esse post com as amigas. A Magazine Femininaa está sempre de portas abertas pra você, aliás, de telas abertas, com dicas que vão desde o seu prato até o seu coração.
E lembre-se: estamos juntas nessa, então segue a gente nas redes sociais para mais dicas e muita inspiração!