Para uma doceira, saber como vender doces pelo Instagram é fundamental para aumentar as vendas.
Antes mesmo das redes sociais existirem, fazer um investimento em propaganda através de mídias como televisão e rádio, era algo bem caro e pouco acessível.
Atualmente, um empreendedor tem um meio de baixo – ou até mesmo nenhum – custo e bastante eficaz para divulgação de um trabalho. Fazer vendas através do Instagram proporciona bastante retorno e é bem simples, basta se dedicar.
É importante salientar que os brasileiros passam aproximadamente duas horas por dia nas redes sociais. É possível usar isso a seu favor exibindo seus doces e cativando seu público a comprá-los.
Então, após abrir o MEI, se você ainda não tem ideia de como vender doces pelo Instagram, siga a leitura e veja algumas sugestões valiosíssimas que preparamos para você!
Como vender doces pelo Instagram?
Realizar vendas através do Instagram pode causar muitas dúvidas. Não basta somente postar fotos e colocar preços nos produtos.
É necessário atrair e encantar os clientes para que, então, eles comprem.
Quer saber o truque para ter vendas alavancadas no Instagram? Abaixo, iremos dar algumas sugestões, basta colocá-las em prática para aumentar seu faturamento. Confira!
1. Crie um perfil profissional
Não misture o perfil pessoal com o perfil profissional, isso pode acabar gerando uma confusão no cliente e assim ele pode perder o interesse em seguir o seu perfil. Por esse motivo, faça um perfil apenas para seus negócios.
A vantagem de ter uma conta comercial é que você pode dar mais detalhes da sua empresa, como o endereço e telefone.
Além disso, não deixe a conta fechada, já que não é possível ver um perfil privado do Instagram se não segui-lo.
2. Capriche nas fotos
Na hora de organizar um feed bonito e atrativo, fotos de qualidade fazem toda a diferença. Não tem problema caso você não consiga investir em fotos profissionais.
Até mesmo com a câmera do celular, aplicando alguns truques, é possível fazer fotos fantásticas.
3. Produza conteúdo relevante
Embora seja também uma vitrine virtual, somente publicar fotos e colocar valores não é eficiente.
É preciso que você atraia o público para que ele venha até o perfil da sua empresa. Sabe quando fica um funcionário na porta da loja gritando com um megafone? Você precisa fazer algo parecido. Como fazer? Criando conteúdo.
De modo geral, enquanto as pessoas navegam pela internet, elas estão consumindo conteúdo.
É bem provável que você já tenha parado em uma publicação que tinha uma receita deliciosa, leu e visitou o perfil de quem fez o post.
Por isso, é preciso que você faça isso. Escrever informações que vão fazer seu público parar, ler e ter curiosidade de visitar sua empresa. Conteúdos do tipo “curiosidades” chamam muita atenção.
Logo, não deixe de produzir conteúdos de qualidade para sua audiência a fim de enganá-la.
4. Interaja com os clientes
A grande vantagem que as redes sociais proporcionam para o empreendedor é a interação com o consumidor.
Ao interagir é possível vender seu peixe de forma mais próxima e eficiente. As pesquisas e enquetes são ótimas ferramentas para essa função.
Além do mais, é interessante também utilizar essas ferramentas para montar um cardápio mais atraente e lançar promoções mais interessantes, por exemplo.
Tanto na pré-venda quanto no pós-venda o bom atendimento é essencial para que as vendas sejam um sucesso.
Sendo assim, lembre-se de tratar o público com cordialidade e agilidade. Guarde um tempinho do seu dia para responder todas as mensagens.
Caso pegue encomendas através do Instagram, é necessário sempre conferir.
5. Compartilhe fotos dos clientes
Quando algum conhecido te conta que tal coisa é boa, você fica com vontade de comprar, não é mesmo? Principalmente se for alguma coisa de comer.
Portanto, peça permissão aos seus clientes para publicar fotos deles se mostrando satisfeitos com os doces que você vende.
Peça também para que eles marquem seu perfil comercial ao postar fotos, vídeos e stories consumindo os doces.
Conclusão
O Instagram é como se fosse uma vitrine virtual, você mostra seus produtos através de vídeos e fotos, e pode também inserir a descrição da mercadoria e dialogar com o cliente, tirando todas as dúvidas.
E o melhor de tudo isso: com custo baixo. Interessante, não é verdade?
Esse recurso é cada dia mais utilizado tanto pelo empreendedor quanto pelo consumidor. Afinal de contas, fazer algumas buscas e adquirir, sem precisar sair de casa, é muito cômodo.
Por isso, não deixe de utilizar isso a favor do seu empreendimento e invista nessa rede social para dar um ‘up’ nas suas vendas. Você só irá precisar de um celular e um perfil na plataforma, que inclusive, é bem fácil de criar.