No dia 13 de novembro, a IDA, marca de moda da plataforma de lifestyle oáz, realizará uma ação voltada para o meio ambiente e a circularidade, em parceria com a TENCEL™, marca de fibras líder do Grupo Lenzing, e a Fiação Textil Carmem, parceira da Lenzing no Brasil. O evento, que reforça o compromisso da IDA com o uso de materiais responsáveis e práticas conscientes, contará com um talk de Dudu Bertholini e Alexandra Farah, abordando a importância das fibras sustentáveis e da circularidade no setor da moda.
Alinhada ao seu pilar “Mundo”, a IDA sempre incorporou a responsabilidade em suas coleções, desde o uso de fibras ecológicas até processos que minimizem o impacto ambiental. Um exemplo disso é o uso da fibra TENCEL™, uma matéria-prima de baixo impacto ambiental derivada de fontes de madeira controladas ou certificadas. Essa escolha reflete o compromisso da marca com um ciclo de produção mais responsável e inovador.
Buscando transformar a indústria da moda por meio da sustentabilidade, IDA, TENCEL™ e Textil Carmem destacam a importância de lançar uma coleção ambientalmente responsável e inspirar outras marcas a seguir esse caminho. Todas as fibras produzidas pelo Grupo Lenzing são certificadas com o rótulo ecológico da UE por excelência ambiental.. “A sustentabilidade é um compromisso constante, onde cada ação é um passo crucial para gerar a redução do nosso impacto ambiental. Atuar com empresas parceiras como a Textil Carmem e a IDA nos ajuda a criar projetos que transformam e andam em harmonia com o meio ambiente”, afirma Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.
A parceria entre as empresas será celebrada no Summer Eco House, um evento aberto ao público que acontecerá na loja IDA Oscar Freire. Como parte dessa iniciativa, as marcas convidam Lucas Bettin, fundador e estilista da Transmuta, para criar seis peças exclusivas utilizando a técnica de upcycling, transformando itens de coleções anteriores da marca feitos com as fibras da Lenzing (TENCEL™ Modal e viscose LENZING™ ECOVERO™) fiadas pela fiação Textil Carmem. As criações vão desde kimonos, produzidos a partir de dois vestidos, até tops cropped e calças pantalona feitas de camisetas e saias. Um dos destaques é um vestido de camadas franzidas, feito a partir de uma combinação de saia, duas blusas e dois casacos.
Essas peças exclusivas, criadas por Bettin, estarão disponíveis para compra durante o evento. Além disso, para quem deseja conhecer mais a fundo o processo de upcycling, o fundador da Transmuta desenvolverá outras peças ao vivo na loja da IDA, proporcionando uma experiência educativa e interativa. A proposta é mostrar que, com criatividade e responsabilidade, o ciclo de vida das roupas pode ser ampliado, sem comprometer estilo ou qualidade.
Essa ação reforça o que a IDA já pratica desde 2022 com sua Linha Trilhas, que reaproveita tecidos que seriam descartados para criar peças com design e informação de moda.
Mesa redonda sobre Moda Responsável
Como parte dessa ação, as marcas promoverão um talk aberto ao público na loja da IDA Oscar Freire no dia 13 de novembro, reunindo especialistas em moda e sustentabilidade para discutir a importância do uso de matérias primas responsáveis e da circularidade no setor. O painel contará com Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento de Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing; Dudu Bertholini, uma das figuras mais icônicas da moda brasileira; Alexandra Farah, jornalista de moda especializada em sustentabilidade que colaborou com a Vogue por 13 anos, além de Lucas Bettin, da Transmuta e Marília Idesti, head de marketing da plataforma de lifestyle oáz, da qual a IDA faz parte. O objetivo será abordar temas essenciais como moda, sustentabilidade e consumo consciente, promovendo uma reflexão profunda sobre o impacto dessas questões no futuro da indústria da moda.
A participação é gratuita. As inscrições serão possíveis através da Sympla em: xxx.com.br
Sobre TENCEL™
TENCEL™ é a marca líder de fibra têxtil do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem sido uma potência que defende a mudança positiva na indústria têxtil através de processos de produção eficientes em termos de recursos e inovações contínuas de fibras. As fibras Lyocell e Modal da marca TENCEL™ são materiais de baixo impacto e alto conforto feitos a partir de fontes de madeira geridas de forma sustentável. Ambas as fibras são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas em tecidos. Com uma gestão eficaz da humidade, os tecidos fabricados a partir de ambas as fibras também suportam uma sensação natural de secura.
Como soluções têxteis sustentáveis, as fibras TENCEL™ Lyocell e Modal são altamente versáteis e podem ser combinadas com uma vasta gama de fibras têxteis para oferecer uma variedade quase infinita de designs e funções de produtos. As fibras podem ser incorporadas em quase todas as categorias têxteis, desde pronto-a-vestir, ganga, roupa interior, roupa desportiva, roupa de trabalho, calçado e até produtos têxteis para o lar.
As fibras TENCEL™ Lyocell e Modal podem decompor-se e fazer compostagem no final do seu ciclo de vida (certificado pela TÜV AUSTRIA). As fibras são também certificadas com o rótulo ecológico da UE (licença n.º AT/016/001) para excelência ambiental, reconhecendo elevados padrões ambientais ao longo do seu ciclo de vida.
Para saber mais sobre a marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/. Para obter mais detalhes sobre as características de sustentabilidade, desempenho, bem como a tecnologia e os processos de produção por trás das fibras da marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/claims.
Sobre o Grupo Lenzing
O Grupo Lenzing representa a produção ecologicamente responsável de fibras especiais à base de celulose e material reciclado. Como líder em inovação, a Lenzing faz parcerias com fabricantes globais de têxteis e não-tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos. As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas funcionais, confortáveis e modernas até têxteis domésticos duráveis e sustentáveis. Devido às suas propriedades especiais e à sua origem botânica, as fibras biodegradáveis e compostáveis da Lenzing, certificadas pelo TÜV, também são altamente adequadas para produtos de higiene diária.
O modelo de negócio do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com os seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor acrescentado para os consumidores. O Grupo Lenzing empenha-se na utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a transformar a indústria têxtil do atual sistema económico linear para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e, assim, também apoiar os objectivos do Acordo de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão Europeia, a Lenzing desenvolveu um plano de ação climática claro e baseado na ciência que visa reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e um objetivo líquido zero (âmbito 1, 2 e 3) até 2050.
Principais factos e números Grupo Lenzing 2023
Receita: 2,52 bilhões de euros
Capacidade nominal: 1.110.000 toneladas
Empregados (FTE): 7,917
TENCEL™, LENZING™ ECOVERO,™ VEOCEL,™ LENZING™ e REFIBRA™ são marcas comerciais da Lenzing AG.
Sobre Textil Carmem
Criada em 1988 pelo patriarca João Moisés, a Têxtil Carmem é uma indústria fabricante de fios têxteis para tricô, tecelagem e decoração, comprometida com a qualidade e agilidade no atendimento aos seus clientes. Localizada na cidade de Itapira (SP), a empresa é referência no mercado de fiação por desenvolver, criar e transformar materiais têxteis em produtos inovadores de qualidade, visando atender o mercado têxtil e oferecer as melhores soluções. São produzidas mais de 3.500 (Três Mil e Quinhentas) toneladas de fios anualmente, que geram mais de 170 (Cento e Setenta) empregos diretos.
Sobre a IDA:
Fundada em 2019, a IDA, marca do grupo oáz, já nasceu com o objetivo de ser uma marca que gerasse mudanças no mercado em se tratando de consumo consciente e práticas responsáveis. Com peças atemporais e de longa durabilidade, os pilares da IDA se apoiam na utilização de matérias-primas de menor impacto, redução de efeitos sobre o meio ambiente e incentivo de cuidado para a maior longevidade das roupas.
A cada ano, a IDA lança o Jornada, relatório de práticas e transparência sobre a produção do ano anterior. Acesse aqui: https://ida.com.vc/muito-prazer-ida/jornadas-de-ida
Lojas:
São Paulo
Oscar Freire | Rua Oscar Freire, 990
Higienópolis | Shopping Patio Higienópolis
Recife
Pina | Shopping Riomar Recife
Porto Alegre
Passo D’Areia | Shopping Iguatemi
Redes sociais:
Instagram- @ida.com.vc @tencel_studio @textilcarmem
TikTok – @ida.com.vc
Spotify – @ida.com.vc
Pinterest – idacomvc
Informações à imprensa:
DOISUM
Gabriela Ajala – ajala@doisum.co
Júlia Lyz – jlyz@doisum.co
Informações à Imprensa – Grupo Lenzing
Tastemakers Brasil
Bárbara Bitencourt | (11) 95775.7503
Pricila Lagos | (11) 99167.1807
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Barbara Miranda Bitencourt
barbara.bitencourt@tmkrs.co