As empresas crescem de forma natural somente até certo ponto, afinal, hoje, sem a divulgação certa, quase ninguém fica sabendo sobre o que você e a sua empresa se tratam. As divulgações, por sua vez, acontecem quase todas online, o que leva os empresários a investir em uma equipe de marketing digital. Essa equipe será a responsável por tornar o sonho de boas divulgações da empresa possível.
Toda empresa e instituição precisa de marketing envolvido em sua aparição pública e nos seus negócios, desde empresas como o 777 Bet Bitcoin cassino até o governo federal. O marketing vai além, inclusive, de vender produtos, mas também serve para auxiliar na hora de passar uma boa imagem e conhecimento para o público.
A importância de um planejamento de marketing para empresas
Os resultados do panorama de marketing da RD Station estipulam que 75% das empresas não atingiram suas metas de Marketing em 2022. Uma das prováveis razões para isso é um diálogo mau estruturado com a equipe e empresa de marketing ou a ausência da mesma dentro da empresa. Outros estudos mostram que o marketing digital tem um potencial considerável e pode melhorar bastante a visão e desempenho de uma startup no mercado.
O marketing é responsável por transmitir quaisquer mensagens da empresa para o público de forma a atingir ele. Para isso, são usados diversos recursos, como mídias sociais, criatividade, ferramentas de edições, pesquisas públicas, psicologia, dentre outros aspectos.
Com o grande “BOOM” tecnológico, surge a necessidade de um marketing mais moderno, que saia dos outdoors e TVs vá para os celulares e tablets das pessoas, somente assim será possível atingi-las. O marketing digital surge de forma muito proposital e num momento de grande necessidade, principalmente pela falta de familiaridade que as empresas mais antigas tem com a tecnologia. Com a equipe de marketing certa, no entanto, até mesmo essas empresas conseguem uma boa imagem online.
Hoje o marketing digital não pode ficar de fora das atividades da sua empresa, seja ela grande ou pequena e independente do nicho. Absolutamente todo trabalho que puder ser divulgado, deve ser, a fim de criar engajamento e gerar mais clientes e interesse pela área e produtos.
Qual é o trabalho que o marketing desempenha na empresa
É comum ter dúvidas a respeito de qual é, de fato, o trabalho da equipe de marketing. É comum pensar que eles só ficam ativos no momento de compartilhar posts ou publicar propagandas, mas o trabalho deles vai muito além disso, envolve planejamento, criação, inovação e desenvolvimento de produtos, estratégias e artes visuais, envolve também publicação e, em seguida, acompanhamento e administração completa de todas as atividades realizadas. Confiras algumas das funções de destaque que a equipe de marketing digital tem numa startup.
Criatividade e inovação
Às vezes pode parecer pouco ser criativo, mas a equipe de marketing é formada para isso, eles podem ter as melhores ideias levando em consideração fatores que, em geral, nós ignoramos. A exemplo, temos estudos psicológicos, que nos dizem quais as cores mais indicadas para cada coisa e o que certas fontes despertam na gente. É de responsabilidade da equipe de marketing, também, pensar em materiais que atinjam o público-alvo desejado, e aqui entra o próximo tópico.
Filtro de público-alvo
Definir o público alvo pode parecer trabalho da própria startup, mas nem sempre isso é verdade. A equipe de marketing vai levar em consideração, sim, o que a empresa deseja fazer e quem querem atingir, mas também irá observar tendências e que público está realmente engajado com a empresa, passando feedbacks para os seus superiores o tempo todo. Com o público alvo bem definido, as propagandas, posts, anúncios e demais recursos serão direcionados para ele. Por exemplo, se o objetivo é atingir adolescentes, redes sociais serão as principais alternativas, se o objetivo for atingir quem dirige, então os outdoors acabam sendo bem eficientes. Caso seu público seja bem mais velho, então redes sociais podem não funcionar como canal de marketing.
Monitoramento contínuo
Além de fazer os posts e indicar estratégias, a equipe de marketing precisa manter um acompanhamento contínuo, é ele que vai dizer se as estratégias estão funcionando e se são eficientes. É preciso conferir como o público tem recebido os anúncios e as táticas implementadas, também é preciso observar se as vendas ou acessos estão aumentando com essas estratégias.
Para garantir um resultado ainda mais satisfatório, é importante que a equipe de marketing esteja sempre em contato com a gerência ou administração da empresa. Esse diálogo aberto irá possibilitar troca de informações, compartilhamento de ideias e diálogo a respeito de possíveis expectativas. Assim será mais fácil para a equipe de marketing fazer um acompanhamento contínuo eficiente.
Estratégias para deixar o produto em alta
Falamos sobre muitas mídias sociais e visuais, mas alguns produtos não possuem um apelo tão grande visual, mas sim escrito. Fontes também falam muito a respeito de um determinado público. Além disso, slogans e chamados são muito atrativos, principalmente se citam algo que atinge diretamente o público-alvo. Assim, para que o produto seja rankeado para esse público é preciso utilizar técnicas SEO e aplicar palavras-chave suficientes para que ele se torne um resultado frequente nas pesquisas.