O mercado do automobilismo vem acompanhando as transformações e os movimentos da sociedade. Basta observar as ações e iniciativas voltadas para a igualdade de gênero, somadas à oferta de modelos de capacetes femininos e uma infinidade de produtos que atendam aos mais variados públicos.
O que poucas pessoas sabem é que a força feminina faz parte da história desse segmento de mercado. Por exemplo, você sabia que foi uma mulher que inventou a luz de freio e a sinalização com setas?
Conheça mulheres que revolucionaram o mercado automotivo
Há muitos nomes femininos entre os grandes ícones do setor automobilístico. Elas estiveram presentes na criação de acessórios de segurança, no design e até nas pistas. Conheça!
Florence Lawrence — inventou a luz de freio e as setas
A atriz Florence Lawrence foi a responsável por criar um mecanismo de sinalização de curvas e freios que utilizamos até hoje.
Em meados da década de 1910, os motoristas precisavam fazer gestos com os braços pelas janelas indicando que fariam uma curva.
Foi quando Florence desenvolveu bandeiras que deveriam ser fixadas atrás do pára-lamas do carro. As bandeiras eram ativadas por botões dentro do carro e o motorista conseguia indicar a direção da curva. Além disso, na traseira do carro, uma placa com a palavra “pare” era ativada automaticamente sempre que o freio era acionado.
Alice Ramsey — atravessou os Estados Unidos dirigindo
Hoje, isso pode parecer algo comum, mas em 1909 foi um acontecimento extraordinário. Ela foi a primeira mulher a atravessar os Estados Unidos dirigindo.
Aos 22 anos, Ramsey teve a companhia de três amigas e dirigiu sozinha um Maxwell 30. A viagem durou 41 dias e rendeu 6.115 quilômetros rodados entre Nova York e São Francisco.
Mary Anderson — criou os limpadores de para-brisa
Após uma viagem para Nova York, Mary Anderson ficou impressionada com o clima e a interferência negativa no trânsito. Para melhorar a visibilidade durante os dias de chuva, ela projetou um limpador de para-brisa, semelhante a um rodo, que era ativado por uma manivela presente na parte interna do veículo.
Tisha Johnson — design de interiores para a Volvo
A designer está por trás da criação dos interiores de carros como o S90 e o V90 da Volvo. Além disso, a profissional é responsável por supervisionar os projetos conceito na Volvo.
Esses são apenas alguns dos nomes de mulheres que tiveram ou têm uma participação importante no segmento.
A presença das mulheres no mercado em 2023
O que se tem notado é um crescimento na participação feminina no setor automobilístico de maneira geral.
No Brasil, de acordo com informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a presença feminina tem crescido nesse mercado. Em 2011, a força de trabalho de mulheres em montadoras era de 16,8%, em 2024 esse número saltou para 19,4%.
Além disso, não podemos deixar de mencionar nomes como o da jornalista Mariana Becker, um dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro, que faz a cobertura do maior evento de automobilismo do mundo, a Fórmula 1, desde 2008.
A importância de investir em ações de valorização da mulher
As empresas que atuam no setor automobilístico, sejam elas indústrias, empresas de comunicação, serviços, comercialização de peças, entre outras, precisam estar atentas a esse movimento de inclusão e participação feminina no setor.
Promover a diversidade e contratar profissionais, independentemente do gênero, é um passo importante na aplicação das melhores práticas de valorização profissional e responsabilidade social.
Quem se preocupa com a diversidade e valoriza os bons profissionais tem mais chances de fortalecer a marca, aumentar a competitividade e ampliar a participação no mercado.