A moda passou por muitas mudanças ao longo dos anos, e não é possível falar dessas mudanças sem falar das mulheres que marcaram a história da moda. Não é necessária uma análise profunda para chegar à conclusão de que as mulheres têm um impacto gigantesco no mundo da moda até os dias de hoje, com nomes como Donatella Versace, que mudou a forma como as pessoas enxergam a famosa marca de luxo Versace.
Ao falarmos das mulheres que impactaram o mundo da moda, é impossível não citar outros nomes como a famosa Coco Chanel, a irreverente Mary Quant, entre outros nomes tão importantes para a indústria. Essas mulheres mudaram a moda e a maneira como as pessoas enxergam a moda, foram colocando seus desejos em suas criações e nunca abaixaram a cabeça para a sociedade da época.
As peças que amamos hoje em dia são inspirações de peças que foram criadas a muito tempo, que passaram por uma transformação ao longo dos anos para se adaptar ao que se está usando hoje. Os vestidos usados na década de 1960 não são os mesmos que vemos nas passarelas de moda e nas lojas ao redor do mundo. No entanto, para que essa mudança pudesse ocorrer, mulheres foram ousadas e destemidas para isso, e muitas delas são lembradas como nomes importantes para a história da moda.
Confira abaixo uma lista com 3 nomes de mulheres que mudaram a história da moda e que até hoje são referência na indústria.
1. Elsa Schiaparelli
Falar de moda é citar Elsa Schiaparelli, a estilista marcou a história da moda quando uniu movimentos artísticos ao seu trabalho, muito focado no surrealismo. Era possível observar isso em todas as criações, como as famosas luvas com unhas pintadas ou os chapéus em formato de sapatos. Suas peças exaltavam o fantástico e o que as pessoas da época consideravam impossível. Além disso, ela foi a primeira estilista a estampar a capa da revista Time, um marco extremamente importante para o mundo da moda.
Sua maison tem até hoje o mesmo nome e carrega as referências da estilista em cada coleção. O atual estilista, Daniel Rosebery, reviveu a marca na última década e a maison está sempre entre as mais esperadas na semana de moda todos os anos, sempre trazendo referências da criadora da marca.
2. Mary Quant
Mary Quant não foi apenas uma estilista, foi ela quem criou a minissaia e que no século XX introduziu ao mundo o modelo Hot Pants. Mary nasceu no Reino Unido e ao longo de sua carreira sofreu muito com preconceitos, suas ideias eram a frente daquela época e ela era vista como alguém ousada demais.
Em 1966, a estilista foi condecorada como Oficial da Ordem do Império Britânico pela própria Rainha Elizabeth II. Para a ocasião, Mary usou uma de suas criações, uma minissaia. Mary Quant é até hoje uma referência para muitos estilistas, e suas criações são base para muitas peças feitas hoje em dia.
3. Rei Kawakubo
A estilista Rei Kawakubo nasceu em 1942 e é a fundadora das marcas Comme des Garçons e Dover Street Market. O legado de Rei é tão importante para o mundo da moda que em 2017 ela foi o tema da exposição anual do Metropolitan Museum of Art, famoso por ser o lugar onde acontece o evento mais glamouroso do ano, o Met Gala. Esse é um feito muito notável, visto que muitos estilistas vivos não têm essa oportunidade, é algo extremamente raro.
O respeito que a indústria da moda tem por Rei se deve ao seu talento único de criar peças irreverentes, trazendo influências ocidentais e orientais, criando uma estética revolucionária e autoral. A estilista começou a ter seu trabalho respeitado quando se tornou destaque no movimento chamado japonismo (quando estilistas japoneses foram para Paris). Rei ajudou a popularizar o conceito de moda urbana, com peças ousadas e principalmente em tons de preto. Além disso, suas criações desafiam os estereótipos de gênero e trazem um novo conceito para a elegância.