Descubra os artistas que adotaram o estilo agênero na moda. Saiba como eles estão redefinindo os padrões de gênero e como isso está influenciando a indústria da moda.
A moda se reinventa desde o começo da sua existência. Mulheres, homens e pessoas não binárias vêm redefinindo o conceito há quase um século e artistas não ficam para trás.
As pessoas usam diferentes formas de expressão. Algumas pela arte, outras pela dança e algumas por meio da moda. As roupas que usamos, por vezes, demonstram nossa personalidade e influenciam a saúde mental e bem-estar.
A partir disso, as pessoas têm entendido que a moda não tem gênero. Afinal, a moda se reinventa desde o começo da sua existência. Antigamente, sapatos de salto alto eram usados por homens, a fim de deixá-los mais alto e impor respeito. Além do mais, desde os anos 40, as mulheres reinventam a moda usando calças, peças antigamente consideradas masculinas.
Da mesma forma, alguns países como Grécia, Fiji, Escócia, Butão e Myanmar, trazem a moda agênero não como fenômeno, mas sim como algo natural. Além do movimento feminista e da cultura, artistas como Elton John, Lil Nas X e Harry Styles têm ajudado a quebrar os estereótipos de gênero, além de tornar a moda internacional acessível. No entanto, não são os únicos.
Billy Porter
Conhecido pela sua atuação em Pose e Cinderella, Billy Porter é um artista que sempre traz a comunidade LGBTQIA+ como pauta em suas músicas, em suas atuações e em seu estilo. Com saltos, vestidos e looks ousados, o ator é aclamado por suas combinações consideradas icônicas em eventos como MET Gala, Oscar e Golden Globes.
Bad Bunny
O rapper porto-riquenho de 28 anos já foi aclamado com prêmios, como MTV, Billboard e Grammy. Também é produtor executivo e é conhecido pelos seus looks agêneros em seus videoclipes, onde, além de perfomar a feminilidade, usa saias, vestidos e unhas de gel.
Bruno Gagliasso
Um dos maiores atores brasileiros, Bruno Gagliasso é outro artista adepto da moda agênero. O também produtor, que adora usar saias, já afirmou que “a moda é livre, o ser humano que não é”.
Kristen Stewart
Conhecida pela sua atuação na Saga Crepúsculo, a atriz Kristen Stewart é frequentemente lembrada pelo seu visual considerado andrógeno e rebelde, misturando peças ditas femininas e masculinas, como camisas, cropped e destroyed jeans.
Bárbara Paz
Se tornou conhecida pelo seus trabalhos na TV, além de ser a primeira pessoa a vencer a primeira edição do reality show Casa dos Artistas. A atriz sempre expressou por meio de uma moda sem gênero, utilizando gravatas borboletas, blazers e camisas ditas masculinas. Em 2024, se declarou uma pessoa não binária.
David Bowie
Famoso pela sua música “Fame”, o cantor é conhecido até hoje por suas combinações andróginas da moda, enaltecidas por artistas como Lady Gaga e diversas capas de revista, que até hoje se inspiram em seus looks. Era conhecido como camaleão do rock.
Prince
Uma das maiores estrelas dos anos 80, Prince, foi conhecido também pelo seu estilo andrógino, carregado de maquiagens, cropped e calças de cintura alta com detalhes dito feminismos, como glitter. O artista lançou cerca de 39 discos durante a sua carreira, misturando diversos gêneros musicais, como R&B, soul, jazz e pop.
Kurt Cobain
Vocalista da banda Nirvana, foi guitarrista, cantor e compositor. Em seus shows e entrevistas, era comum se expressar usando vestidos florais e unhas pintadas, inclusive em capas de revista.
Young Thug
Ganhador de prêmios MTV, Grammy e American Music Award, o rapper Young Thug é outro artista que desafiou os limites da moda. Em seu lançamento do álbum, usou um vestido para a capa de seu mixtape, além de posar para uma campanha da Calvin Klein, com o objetivo de falar sobre a desobediência na moda.