A tecnologia mudou a forma como assistimos televisão, e um serviço que surgiu dessas mudanças é o IPTV.
E novas opções não param de chegar no mercado, o Oi TV é um serviço disponível para quem quer assistir uma programação com filmes, séries e muito mais.
Mas com tanta oferta de plataformas diferentes é preciso escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil. Por isso, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre a IPTV.
O que é IPTV?
Resumidamente, a IPTV, Internet Protocol Television (em português, Televisão por Protocolo de Internet) explica um pouco o significado da sigla.
O termo se refere ao modo que o sinal é transmitido, ou seja, pela internet por um protocolo IP. Assim, a plataforma não precisa de satélites ou cabos para funcionar.
O serviço é bastante parecido com os streamings que já nos acostumamos a usar. O que muda mesmo é o conteúdo de cada.
Outra diferença é que nem todos os televisores conseguem transmitir o conteúdo do serviço e nesses casos, é preciso comprar um equipamento. Com esse dispositivo, chamado de set-up boxes, o sinal da internet será convertido para um que a TV consiga exibir.
Como funciona o IPTV?
O funcionamento do IPTV é feito por redes dedicadas para distribuir o sinal. E você pode assistir o conteúdo na TV, celular ou outro dispositivo móvel.
Utilizando um conversor, o sinal transmitido pela internet se transforma e é dessa maneira que a imagem chega a sua TV. E você pode comprar um aparelho ou baixar um aplicativo para fazer o procedimento.
Com esse tipo de plataforma o usuário consegue assistir ao seu conteúdo favorito, podendo escolher onde e quando assiste o que quiser.
Tipos de IPTV
Existem diversos tipos de modalidade de IPTV que você pode usar na sua casa. Confira os principais meios de assistir o conteúdo do serviço.
Vídeo sob demanda
Quem está acostumado com o streaming já sabe como funciona o serviço sob demanda. Basicamente, o usuário pode escolher assistir um filme a hora que quiser, quando quiser. Diferente do conteúdo que passa na TV aberta que muitas vezes está disponível apenas naquele momento.
IPTV ao vivo
E para quem prefere assistir canais de TV aberto ou fechado em tempo real, pode preferir o IPTV ao vivo. O conteúdo é consumido no horário de exibição, assim você pode assistir à grade oferecida pelo canal somente naquele horário pré estabelecido.
Mídia com tempo limitado
Nesse caso, você pode assistir à hora que quiser, porém, apenas dentro do tempo que o conteúdo fica disponível. Sendo assim, o consumo terá que ser feito no período estabelecido pelo canal. Os streamings fazem isso com frequência, retirando filmes e séries do catálogo.
A principal vantagem de usar o IPTV está na comodidade que o serviço oferece. Tendo um poder maior de escolha do que ter apenas a TV aberta disponível.
Os serviços variam bastante e você pode conseguir mais recursos como gravar o conteúdo, por exemplo.