Neste post vamos falar tudo o que você precisa saber para prevenir e eliminar as estrias vermelhas do seu corpo antes que elas se tornem estrias brancas. Para começar, vamos falar sobre o que são estrias e por que elas aparecem?
O que são Estrias Vermelhas (Estrias Roxas)
Nossa pele é sustentada por fibras de colágeno e elastina (como mostra a imagem abaixo). Quando nosso corpo começa a aumentar (por gravidez, implante de silicone, ganho de peso ou ganho muscular) o tecido da pele é obrigado a expandir rapidamente. Em alguns casos, este esticamento pode causar uma ruptura nestas fibras de colágeno e elastina.
Quando este rompimento ocorre, pequenos vasos sanguíneos acabam rompendo junto com a fibra e é neste momento que aparecem as chamadas “estrias vermelhas” ou “estrias roxas” na pele.
Depois de rompidas, nosso corpo trabalha para que estas rupturas sejam cicatrizadas. As estrias são cicatrizes que se formam posteriormente a uma destruição / ruptura / estiramento ou distensão das fibras de colágeno e elastina presentes na pele.
Quando cicatrizadas, as estrias ficam brancas, exatamente como uma cicatriz, e é por isso que são chamadas de estrias brancas. Para entender com clareza, confira a explicação sobre os tipos diferentes de estrias logo abaixo.
Tipos de Estrias
Estrias Vermelhas / Roxas: São as chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, as estrias apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas (variando de coloração de pessoa para pessoa). Isso corre porque junto ao estiramento das fibras, alguns vasos sanguíneos estiram também, ocasionando uma coloração diferenciada no local. As estrias vermelhas / roxas vão gradativamente assumindo a coloração branca com o passar do tempo.
Brancas: São as estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.
Atróficas: Apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele.
Hipertróficas: Fazem relevo com relação à superfície da pele.
Agora que você já entendeu os tipos diferentes de estrias, confira mais informações sobre como eliminar este problema.
Estrias vermelhas somem ou tem cura?
As estrias são como qualquer outro tipo de cicatriz, por isso elas não tem cura, não são uma doença, são “apenas” uma cicatriz. Porém quando a estria está vermelha, caso nenhum tratamento seja feito, o normal é que ela se torne uma cicatriz (chamada de estria branca) e que com o passar do tempo vá diminuindo de tamanho. Essa diminuição de tamanho varia de organismo para organismo, crescimento ou alterações físicas da região onde ela apareceu.
Porém, depois que uma cicatriz aparece em nossa pele, ela não desaparece completamente nunca mais, a não ser que seja completamente removida do corpo.
Existem diversos tratamentos para estrias brancas e vermelhas que fazem com que a redução do seu tamanho seja perceptível e que deixe a maioria das mulheres satisfeitas com o tratamento.
Agora que você já sabe que as estrias não tem cura, vamos saber porque elas aparecem e mais abaixo, vamos conferir algumas dicas de como evitar as estrias vermelhas de forma natural, confira:
Causas das Estrias Vermelhas
Existem vários fatores que podem ocasionar ou incentivar o aparecimento das estrias vermelhas em nosso corpo. Confira algumas:
Estrias Vermelhas na Gravidez
- Rápido crescimento na região abdominal e seios são os principais fatores que levam a estrias na gravidez.
- Alterações hormonais: hormônios como estrogênio, cortisol, relaxinas, comuns nas gestantes, contribuem para que as fibras da pele fiquem enfraquecidas, aumentando as chances dos estiramentos.
- Idade da Gestante: Estudos apontam que gestantes com menos de 25 tem mais tendência a ter estrias do que as gestantes com mais de 30 anos.
- Primeira gestação: O risco de desenvolver estrias é sempre maior na primeira gestação do que nas gestações subsequentes.
- Tamanho do Bebê / Gêmeos: O peso do bebê afeta o tamanho da barriga. Quando gêmeos a barriga geralmente fica maior. Quando maior o tamanho da barriga, maior as chances de desenvolver estrias.
- Ganho de peso na gravidez: a obesidade gestacional faz a barriga ficar ainda maior do que apenas com a gestação e isso ajuda o surgimento de estrias.
Quer saber mais sobre Estrias na Gravidez? Confira este post especial sobre isso: Estrias na Gravidez; Como Previnir, Tratar, Cicatrizar e Mais
Outras Causas para o Aparecimento de Estrias
- Fatores Genéticos: A pele é um fator predominantemente genético, por isso se suas familiares (mãe, avós, tias e primas) tiveram estrias, por conter fatores genéticos similares, você poderá ter estrias também.
- Ganho de Peso Acentuado: A obesidade pode fazer com que haja necessidade de um esticamento de pele, principalmente quando o ganho de peso é muito rápido. Por este motivo, a obesidade pode ser um fator para o aparecimento das estrias.
- Ganho Muscular: Assim como quando a pele aumenta quando se está ganhando peso gordo, o peso magro – muscular – também pode ocasionar estrias, uma vez que o músculo cresce muito rápido e a pele não consegue acompanhar com elasticidade suficiente.
- Fase de Crescimento Infantil: As estrias podem aparecer na fase de crescimento como na adolescência, também por isso, nesta idade é importante fazer exercícios e se alimentar muito bem. O ganho de peso seria um fator agravante para as estrias na adolescência.
- Silicone: Em alguns casos, quando ocorre um implante de silicone, nem sempre a pele está preparada para cobrir o volume implantado. Nestes casos, podem ocorrer estrias vermelhas algum tempo depois do implante de silicone nos seios e/ou nos glúteos (bumbum).
Localização das Estrias Vermelhas
Normalmente, estes são os lugares mais frequentes para o aparecimento de estrias vermelhas:
- Seios
- Barriga
- Costas
- Perna
- Glúteos (Bumbum)
- Braços
- Axilas
- Coxas
Como Evitar Estrias Vermelhas?
- Beba Água: Beber água ajuda na hidratação da pele.
- Alimentação Saudável e Exercícios: Manter o corpo saudável, com uma alimentação adequada e fazendo exercícios regularmente vai ajudar a controlar o peso e evitar o aumento de massa gorda e o estiramento da pele.
- Nutrir a pele de dentro para fora. Coma alimentos ricos em Vitamina A, C, E e Zinco. Todas estas fontes de vitamina influenciam na hidratação e resistência da pele, ajudando a prevenção de estrias em qualquer fase da vida. Aqui estão alguns exemplos de alimentos que contém estas vitaminas: Laranja, Limão, Lima, Kiwi, Melancia, Manga, Tomate, Cenoura, Brócolis.
- Evitar banhos quentes e sabões secativos: Principalmente nas áreas em que o corpo tende a esticar a pele. Isso porque parte da elasticidade da pele está diretamente ligada a sua hidratação. Quando você limpa esta pele tirando o seu equilíbrio natural, você pode estar diminuindo seu poder de elasticidade. Para estas áreas, o recomendado é a utilização de um óleo de banho, que limpa, perfuma e hidrata, sem agredir a pele.
- Cremes hidratantes e óleos ricos em Vitamina E: São super recomendados para fornecer a hidratação da pele em qualquer época da vida e ajudam a reduzir as chances do aparecimento de estrias. Felizmente, existem diversas opções de cremes e óleos no mercado com este propósito.
- Massagens: Ao passar seu creme ou óleo, aproveite para massagear o corpo e ativar a circulação sanguínea destas regiões.
- A drenagem linfática pode ser um ótimo recurso para diminuir a retenção de líquidos e evitar ainda mais os estiramentos da pele.
FONTE: Sabendo-se que parte da elasticidade da pele é dada pela quantidade de água no estrato córneo, a utilização de hidratantes durante a gestação e de fundamental importância devido ao aumento da distensão da pele nesse período, auxiliando na prevenção da formação de estrias(KEDE, 2009).
Quando Tratar as Estrias Vermelhas?
loading=”lazy” title=”Dicas sobre Estrias Vermelhas” width=”814″ height=”458″ src=”
https://www.youtube.com/watch?v=W2fqPuDgu0g?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen>
Se você não estiver grávida, o melhor momento para tratar as estrias é justamente quando elas ainda estão vermelhas (antes da cicatrização). Neste caso a eficiência dos tratamentos é 80% maior do que em casos de estrias já cicatrizadas (estrias brancas).
A eficácia de qualquer tratamento para estrias irá depender da fase, espessura e do local em que a estria está localizada. A genética do paciente, a raça, a idade e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento.
Agora que você já sabe tudo sobre estrias vermelhas, conheça um creme para o tratamento que está ganhando cada vez mais adeptas e está dando o que falar!
Conheça o Cicatrissim Red – Creme para Estrias Vermelhas
O Cicatrissim, é um creme composto por extrato de vegetais de plantas medicinais. Feito à base de barbatimão, rosa mosqueta, aloe vera e ácido glicólico, o creme ajuda a reduzir estrias vermelhas, até mesmo as mais profundas.
loading=”lazy” title=”Tratamento para estrias diferente de todos os outros tratamentos do mercado | CicatriSSim” width=”814″ height=”458″ src=”
https://www.youtube.com/watch?v=-YA9Klto9oA?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen>
Barbatimão é o componente principal e exclusivo até então em cosméticos com essa finalidade. A árvore pouco conhecida é proveniente do cerrado brasileiro e sua casca apresenta ação cicatrizante devido a grande quantidade de taninos. Juntamente com óleo de rosa mosqueta, capaz de rejuvenescer; a aloe vera, potente na hidratação; e ao ácido glicólico, que estimula a produção de colágeno, surgiu a fórmula 100% natural do CicatriSSim.
“O produto deve ser usado diariamente, antes de dormir. Geralmente é possível notar melhora inicial nas estrias vermelhas a partir de um mês de uso de CicatriSSim. Já para estrias brancas, é necessário mais paciência, pois o tratamento é mais lento e a melhora inicial é notada a partir de dois ou três meses”, explica Guilherme Assumpção, farmacêutico especialista em plantas medicinais e desenvolvedor do CicatriSSim.
Cicatrissim é bom?
Sim, é ótimo e tem resultados comprovados:
- 87% Melhora geral do aspecto da estria
- 77% Melhora na textura das estrias
- 68% Melhora na rigidez das estrias
- 68% Melhora na profundidade das estrias
* Estudo de eficácia clínica subjetiva para avaliação do efeito na redução de estrias, com aceitabilidade dermatológica e apreciabilidade cosmética, realizado com 31 mulheres em apenas 1 mês.
loading=”lazy” title=”CicatriSSim | Melhor Creme Para Estrias – Conheça o Melhor Creme Estrias Brancas e Vermelhas” width=”814″ height=”458″ src=”
https://www.youtube.com/watch?v=IKm6Q1vVZIc?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen>
Cicatrissim Antes e Depois Estrias Vermelhas
Confira alguns resultados de tratamentos de estrias vermelhas feitos com o Cicatrissim com fotos de antes e depois:
Impressionante não é mesmo?! Quer ver mais resultados, acesse o Instagram da marca. Lá você vai ter acesso a vídeos e depoimentos sobre o Cicatrissim:
Modo de uso:
Aplicar uma fina camada no período da noite sobre a região afetada e massagear para garantir a penetração do creme. Repetir o processo diariamente. CicatriSSim é rapidamente absorvido e não deixa a pele oleosa. O produto não mancha a roupa, sendo assim, deve-se aplicar o creme e deixá-lo na pele depois que é absorvido.
Precauções:
- Evitar exposição solar direta durante o uso do produto e usar filtro solar durante o dia na região das estrias.
- Durante a primeira semana de uso, aplicar pequenas quantidades do produto, em dias alternados.
- Não há estudos sobre o uso de CicatriSSim em mulheres grávidas, portanto seu uso durante a gravidez somente deve ser feito com indicação médica.
Manter o produto em local fresco e seco, ao abrigo da luz e fora do alcance de crianças.
Onde comprar:
O valor do creme CicatriSSim é R$109 e pode ser adquirido diretamente no site com entrega para todo o país. Visite: www.cicatrissim.com.br
E aí, gostou da dicas e informações sobre estrias vermelhas? Já conhecia o CicatriSSim? Compartilhe suas experiências com a gente e com outras leitoras como eu e você! Vai ser super legar saber a sua opinião e ter contato com outras ideias, dicas e comentários.
Beijos e até a próxima!