Basta o tempo esfriar um pouco para que as rachaduras nos lábios se tornem aparentes na população. Apesar disso, o clima não é o único fator responsável por desencadear o problema, que pode surgir em qualquer estação e época do ano. Os cuidados com os lábios são a melhor forma de evitar o ressecamento extremo.
O mercado também tem se atentado à situação, lançando produtos que ajudam a evitar o surgimento das rachaduras. Esse é o caso do carmed fini, que se tornou febre entre os consumidores em 2023, ano do seu lançamento. Além do uso de produtos, alguns hábitos saudáveis ajudam a manter a boa aparência dos lábios. Abaixo, você confere mais informações e dicas sobre o tema:
Cuide-se de dentro para fora
Beber água durante todo o dia e se alimentar de forma saudável são dicas importantes quando o assunto é saúde e bem-estar. Com os lábios, não seria diferente! A hidratação e a alimentação exercem influência direta na aparição e recorrência de rachaduras nessa região.
Para evitar o problema, o recomendado é que sejam consumidos ao menos 2 litros de água por dia, valor que varia de acordo com o peso de cada pessoa. Também é essencial manter as refeições equilibradas, com a presença de legumes, frutas, verduras, proteínas e carboidratos. O cuidado começa de dentro para fora.
Use hidratantes próprios para os lábios
O uso de hidratantes para pele já faz parte da rotina de milhares de pessoas. E a indústria de cosméticos não ficou para trás quando o assunto são os lábios: é possível encontrar hidratantes para a região com todas as cores, texturas, fórmulas e preços. Algumas opções contam até mesmo com proteção UV.
Por terem embalagens pequenas, é possível carregar o produto no bolso ou na mochila, facilitando o uso durante o dia. A dica é aplicar o hidratante na região sempre que sentir ressecamento, mantendo os lábios bem hidratados.
Evite o acúmulo de produtos na região
Os hidratantes não são os únicos produtos que têm contato direto com os lábios no dia a dia. Batons, pasta de dente, alimentos… Todos eles têm contato com a região e podem influenciar no surgimento de rachaduras.
A dica para evitar que este se torne um fator desencadeante é manter os lábios limpos e bem enxaguados. Após comer, escove bem os dentes e tire todo o excesso da pasta. Tome cuidado também na hora de retirar a maquiagem, usando produtos adequados para impedir que o batom se acumule.
Informe-se sobre a influência dos hábitos
Os maus hábitos, como o tabagismo, oferecem riscos conhecidos à saúde. Mas você sabia que o cigarro contribui diretamente para o ressecamento e a aparição de rachaduras nos lábios? Quem fuma está sujeito a enfrentar o problema com mais frequência.
Outros hábitos aparentemente inofensivos, como passar a língua pelos lábios, também podem colaborar para o problema. Isso acontece porque ao passar a língua com frequência na região, você está expondo os lábios a germes e bactérias que se encontram dentro da boca.
Redobre a atenção de acordo com o clima
O clima é o responsável mais popularmente conhecido pela aparição das rachaduras nos lábios. Basta que a temperatura caia alguns graus para observar o ressecamento surgindo nos lábios. Apesar de ser uma reação comum do corpo, é possível evitá-la.
Durante os dias mais frios, a dica é intensificar o consumo de água e o uso dos hidratantes labiais. Já nos dias quentes, também é preciso ter cuidado com a exposição ao sol para evitar ressecamentos. A recomendação é adotar o uso de hidratantes com proteção UV durante a época mais quente do ano.