Uma característica predominante dos brasileiros é o churrasco. Nada melhor do que poder reunir os amigos com boa carne, cerveja e histórias.
No entanto, para fazer um churrasco impecável não basta apenas colocar a carne na brasa e esperar assar. Existem truques simples que deixam a ocasião simplesmente perfeita.
Neste artigo vamos te mostrar 5 passos em como fazer um churrasco delicioso e impecável para os amigos e família, indicado para qualquer ocasião.
1- Invista em carnes de qualidade
Não tem jeito, quem quer fazer um churrasco impecável aos seus amigos e familiares deve investir em carnes de ótima procedência e qualidade.
Portanto, o bom churrasco consiste em cortes como:
- Picanha;
- Fraldinha;
- Linguiça toscana;
- Contra Filé;
- Alcatra
- Costela bovina
- Asinha de frango
As carnes nobres citadas acima devem compradas lugares que tenham boa confiabilidade e principalmente que assegure a procedência em como os alimentos são mantidos.
2- Escolha utensílios que irá usar
O churrasco impecável consiste em usar bons utensílios na preparação das carnes. Dessa forma é fundamental investir em itens que trarão praticidade na hora de assar os alimentos.
Veja abaixo os itens indispensáveis que todo bom churrasqueiro deve ter:
Conjunto de facas:
Uma faca pode dar a impressão de ser suficiente, no entanto, dependendo do corte da carne é necessário ter uma faca específica.
Invista em modelos de inox com amoladores para sempre manter a faca com bom corte.
Tábua
Todo bom e velho churrasqueiro sabe da importância de ter uma tábua para cortar as carnes ou petiscos para servir.
Portanto, prefira sempre as tábuas de madeira, que geralmente são de materiais como bambus, por exemplo.
A tábua de madeira garante melhor estabilidade na hora de cortar a carne e a limpeza é facilitada após o churrasco.
Pegador
Os pegadores são grandes aliados no churrasqueiro, principalmente na hora de acomodar as peças de carne na forma correta na churrasqueira.
Garfo grande
conhecidos como garfos, são essenciais para que o churrasqueiro consiga cortar qualquer tipo de carne.
3- Respeite o tempo de cozimento da carne
O churrasco pode até parecer simples, mas para o resultado ficar impecável é preciso respeitar o tempo de cozimento de cada carne.
Por exemplo: carnes com cortes mais espessos, ou seja, grossos, precisam de maior tempo na churrasqueira. A peça de carne deve estar longe da brasa para garantir bom cozimento.
O tempo médio de cortes grossos é de 40 a 50 minutos na brasa.
Já as carnes com cortes mais finos em bife devem ser colocadas próximo à grelha no intervalo de 20 minutos aproximadamente em cada lado.
Já a linguiça toscana também merece total atenção para não ficar crua, é preciso também estar longe da brasa em torno de 1 hora.
4- Inclua acompanhamentos no churrasco
Os acompanhamentos são a pedida perfeita em qualquer churrasco. Nessa hora o churrasqueiro deve usar sua criatividade para fazer diversos petiscos deliciosos.
Alguns dos acompanhamentos indispensáveis:
- Queijo coalho;
- Pão de alho;
- Legumes assados;
- farofa
Vale apostar também em produtos que não precisam ir à brasa como farofas, maionese caseira, queijos cortados e um vinagrete.
5- Faça combinações de temperos
É de conhecimento de todo churrasqueiro que o sal grosso é indispensável na preparação das carnes, afinal, é ele quem providencia todo o sabor.
No entanto, outros temperos também são super bem-vindos nas preparações de carnes e petiscos do churrasco.
Um grande exemplo são azeites, salsa, tomilho, chimichurri, pimentas caseiras, ervas diversas e barbecue que dão um toque especial em qualquer corte de carne.
Como você pode ver, para fazer um churrasco impecável não é preciso criar estratégias mirabolantes e nem investir tanto tempo e dinheiro.
Bastam procedimentos simples e adaptações conforme o gosto de cada um. Porém, a suculência e garantia de um ótimo churrasco será de acordo com a qualidade das carnes compradas.