Item obrigatório em estabelecimentos como bares e restaurantes, o cardápio traz a lista com todos os produtos vendidos naquele lugar. No entanto, o cardápio é mais do que uma simples lista: é uma vitrine que pode atrair mais clientes para o seu negócio.
Nesse sentido, criar um cardápio atrativo é, hoje em dia, uma das ferramentas de comunicação mais eficientes entre restaurantes e clientes. Se feito da forma correta, o cardápio tem o poder de despertar a curiosidade do cliente e ficar marcado na memória, fazendo-o retornar mais vezes.
Por exemplo, um restaurante especializado em carnes pode criar um cardápio em forma de tábua de carnes ou uma pizzaria que oferece um cardápio em formato circular com uma lista de pratos em cada “fatia” do cardápio. Ambos são exemplos de formas que um restaurante pode usar para chamar a atenção do cliente.
Se você pretende criar um marketing diferenciado e uma comunicação mais direta e amigável com o cliente, seu cardápio é um grande aliado nessa tarefa.
Uso da criatividade
Nos últimos anos, a principal novidade em termos de cardápios foi a introdução do cardápio digital, geralmente na forma de um QR Code. Criado durante a pandemia de 2020, essa modalidade veio com a proposta de retirar o cardápio físico das mesas e diminuir a possibilidade de contágio do vírus.
No entanto, à medida que a pandemia foi chegando ao fim, o cardápio digital passou a ser repudiado por muitos clientes. De fato, a tecnologia que antes era inovadora virou até meme na internet, o que mostrou para as empresas que o cardápio físico ainda tem muita força entre os clientes por várias razões.
Para os restaurantes, o cardápio é um cartão de visita fundamental e muito útil. Além disso, como tem bastante espaço, serve como uma ferramenta de comunicação e venda do negócio, um marketing que não precisa de grandes anúncios nem intermediários.
Os dois exemplos citados no começo do texto são algumas das formas com as quais as empresas podem interagir com clientes através dos cardápios. Além da vantagem comercial, o cardápio pode oferecer uma interação mais próxima com o cliente.
Para isso, um restaurante pode criar pratos com nomes diferentes e temáticos para chamar a atenção do cliente. Fãs da franquia de livros Harry Potter, por exemplo, certamente ficariam encantados se vissem uma sessão de “feijõezinhos de todos os sabores” no cardápio do restaurante. Isso é uma forma empática de comunicação que pode trazer excelentes resultados para a empresa.
Além da função
A principal função de um cardápio é mostrar os pratos e bebidas de um estabelecimento, mas o principal ponto é a forma como o estabelecimento transmite essas informações. Um restaurante que transmite os pratos de forma mais dinâmica e divertida terá vantagens sobre um concorrente que usa um cardápio padrão.
Nesse sentido entra novamente a criatividade, seja nos nomes dos pratos, seja na disposição. Outra sugestão é trazer dicas que envolvam a harmonização de pratos com bebidas ou de um prato principal com a sobremesa, que indicam uma preocupação com o bem-estar do cliente.
Em outros casos, o restaurante pode utilizar o cardápio para contar parte da sua história ou da história dos pratos. Tal estratégia é comum em empresas que têm algum prato famoso e típico da região e podem utilizar essa interação para conquistar o cliente, que não só experimentará uma refeição gostosa mas também conhecerá parte da história daquele prato.
Outra forma de se aproximar do cliente é utilizar o cardápio para frisar outras características dos pratos. Por exemplo, destacar refeições mais low carb focada para atletas e pessoas que adotam essa dieta, bem como refeições veganas ou à base de vegetais para quem segue essas dietas.
Um cardápio diferente é um poderoso aliado para que a sua empresa possa se comunicar com o cliente e estabelecer uma relação próxima e mais empática, estimulando a fidelização. Com a estratégia certa, seu cardápio pode ficar na memória do cliente assim como a sua refeição ficará marcada no paladar dele.