Como parte do seu posicionamento em democratizar o acesso ao universo da beleza, assim como seu compromisso antirracista, a Avon participa pela primeira vez do desfile Afro Fashion Day (AFD), que comemora 10 edições neste ano. A marca estará presente com todo o portfólio das linhas de Power Stay e Tratamake para as maquiagens que irão compor o visual das modelos nos três blocos temáticos da passarela mais preta do Brasil: Ancestralidade, Festivo e Contemporâneo.
Com isso, uma das apostas da Avon para o evento é o incentivo da circulação de tons de maquiagem para todos os tipos de pele, respeitando as necessidades, as particularidades e cada autenticidade dos públicos. As bases da linha de Power Stay oferecem 20 opções de tonalidades, sendo 11 delas específicas para peles pretas e pardas, incluindo subtons quente, neutro e frio, que garantem não apenas uma cobertura impecável, mas também resistência à transferência e um acabamento natural, ao mesmo tempo que engloba a diversidade das matizes brasileiras.
No entanto, a linha Tratamake oferece produtos de alta performance e multifuncionais que combinam os benefícios da maquiagem com cuidados para a saúde da pele, graças à sua fórmula enriquecida com ingredientes hidratantes. “Estamos comprometidos em garantir que todas as mulheres se sintam representadas e confortáveis em sua própria pele, e estar no Afro Fashion Day é uma oportunidade incrível para celebrar essa diversidade.”, destaca Andrea Echeverri, diretora de Maquiagem da Avon Brasil. “Acreditamos que a beleza deve ser uma expressão autêntica de quem somos, e nosso portfólio reflete essa missão de inclusão e empoderamento”, complementa.
O evento, que acontecerá em 1º de novembro em Salvador, abre oficialmente o mês que se celebra a Consciência Negra, com o tema “Música – Resgatando raízes e elevando vozes”. Para o bloco Ancestralidade, a proposta é ter um visual radiante com tons neutros e delineado preto, criando um efeito de sofisticação. Além disso, o Festivo é inspirado nos vibrantes blocos afros de Salvador e vai mesclar as cores vermelho, verde e amarelo para um olhar exuberante e lábios com cores intensas. Por fim, o Contemporâneo se destaca pela ousadia trazida por tons rosa e azul, realçadas por um delineado claro e lábios em harmonia com o rosa.
#EssaéMinhaCor: movimento em prol da inclusão
O Brasil é o país com maior diversidade de tons de pele do mundo, o que representa um enorme potencial para o mercado de maquiagem, especialmente para produtos voltados às peles pretas e pardas. Com isso, em 2020, a Avon lançou o movimento #EssaéMinhaCor, uma iniciativa que visa promover a representatividade e a inclusão no setor de beleza juntamente com o Compromisso Antirracista, que inclui uma série de metas focadas em ampliar a equidade étnico-racial dentro e fora da empresa.
Entretanto, o movimento foi fundamentado nos dados da pesquisa Black Paper, realizada pela Avon em parceria com a Grimpa, que revelou que 70% das mulheres autodeclaradas pretas ou pardas não estavam satisfeitas com as opções de produtos de maquiagem disponíveis no mercado. Além disso, 46% das entrevistadas relataram que o principal motivo para desistirem de comprar produtos como bases e corretivos era a falta de tonalidades que se adequassem à sua pele.
Contudo, os times de Pesquisa e Inovação da Avon se uniram à maquiadora Daniele Damata, especialista em peles pretas e pardas, para uma revisão de portfólio e desenvolvimento de uma nova paleta mais inclusiva para a marca. “Compreendemos que é fundamental ouvir as vozes das nossas consumidoras. Ao focar em tonalidades diversificadas, celebramos a rica diversidade que existe em nosso país, representando um passo a mais em direção à inclusão”, reforça Andrea.
Cerca de oito mil pessoas devem acompanhar as mais diversas exibições de moda durante o AFD, de acordo com a expectativa apresentada pelo jornal Correio, realizador do evento, honrando o intuito de dar visibilidade a modelos, estilistas baianos e designers negros ligados ao universo fashion.
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LUIZA CARRETERO LAGOA
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