Características do top fitness podem ajudar a minimizar incômodos em mulheres com mais busto durante a prática de exercícios
Hoje em dia, ninguém duvida dos benefícios que a prática regular de atividades físicas pode oferecer, afinal, diferentes artigos e pesquisas listam o que essas atividades podem proporcionar ao organismo. No entanto, apesar de ser benéfico, existem alguns desconfortos que fazem parte da rotina de pessoas que fazem exercícios físicos.
Para as mulheres de seios grandes, por exemplo, se exercitar pode ser sinônimo de assaduras e dores na coluna e nas mamas, principalmente em modalidades de alto impacto. O desconforto foi evidenciado em um estudo publicado pelo Journal of Science and Medicine in Sports, feito pela Universidade de Wollongong, na Austrália, que mostrou que conforme o tamanho do sutiã aumenta, a participação das mulheres em atividades físicas diminui.
A boa notícia é que existem formas de se exercitar sem sentir dores e desconfortos na região das mamas. Tendo atenção à escolha do top feminino, cuidados com a pele e escolha das modalidades, é possível praticar atividades físicas e usufruir de seus benefícios sem incômodos.
Conheça as medidas dos seios
Uma dica valiosa para evitar incômodos com os seios durante a prática de atividade física é o tamanho do top fitness. Embora pareça óbvio, esse é um erro comum entre as mulheres e tende a causar desconfortos que poderiam ter sido facilmente evitados.
Na hora de comprar as peças, verifique as medidas, se for necessário utilize uma fita métrica para compará-las com o corpo. Modelos maiores podem não suprir as necessidades e deixar os seios sem a sustentação necessária, já os apertados demais podem gerar incômodos excessivos e fricções na pele.
Entenda a diferença entre sustentação e compressão
Tudo começa na hora de comprar os tops fitness para a prática de atividade esportiva. Nas lojas, as mulheres encontram uma ampla variedade de modelos, mas é preciso ter em mente que cada um deles apresenta uma finalidade diferente.
Há, por exemplo, tops de sustentação e de compressão. O primeiro modelo oferece a sustentação na medida certa para realizar os movimentos. Eles acolhem os seios para evitar que eles balancem excessivamente durante os exercícios.
Já o modelo de compressão tem como principal característica comprimir os seios contra o tórax. Nesses casos, o objetivo é reduzir ao máximo o movimento e também oferecer a sustentação.
Mulheres com seios grandes podem optar pelos dois modelos, mas precisam saber que nem todo top de sustentação oferecerá a compressão.
Observe o nível do suporte
Na maioria dos tops fitness, a mulher consegue verificar o nível do suporte aos seios. Geralmente, há três classificações, sendo leve, média e alta. No primeiro nível estão categorizados modelos semelhantes a uma peça de segunda pele.
Os tops de suporte leve oferecem firmeza aos seios, mas são indicados para mulheres que apresentam pouco busto. Já os de suporte médio são mais firmes e com camadas de reforço no tecido. Por esse motivo, já é um modelo indicado para quem possui seios maiores.
Os tops de nível alto são aqueles que possuem alto grau de sustentação e compressão, oferecendo baixo movimento e balanço para os seios. Essa é a opção ideal para quem deseja evitar incômodos durante a prática de exercícios físicos.
Atente-se às alças do top
Assim como o tipo e o nível de suporte do top, as alças também irão influenciar na usabilidade do modelo. Mulheres que apresentam busto maior necessitam de uma sustentação mais firme, que ofereça o conforto para realizar os movimentos.
A recomendação é investir em peças que apresentem alças mais robustas para que a coluna não seja sobrecarregada com o peso das mamas.
Tenha atenção às assaduras
As assaduras na região do busto são um dos principais incômodos que mulheres de seios grandes relatam ao fazerem atividades físicas. Esses problemas são causados pelo atrito ou fricção da pele com tecido e costura, somado ao suor.
Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que as peças utilizadas para se exercitar sejam de tecidos próprios para a prática esportiva, pois foram confeccionados para não acumular suor.
Outra dica importante é optar por modelos que apresentem costuras invisíveis ou lisas. Dessa forma, regiões como axilas e barra do top terão menos risco de sofrer assaduras devido à fricção com a costura.
Cada atividade necessita de um top específico
Os modelos de top fitness são diversos e podem ser escolhidos dependendo da atividade física. Mulheres de seios grandes que praticam modalidades de alto impacto, como corrida, crossfit e jump, necessitam de peças que ofereçam a sustentação adequada.
Nesses casos, a recomendação é optar por tops de sustentação ou compressão, com alças largas e níveis de suporte do médio ao alto. Já em esportes mais leves como pilates, caminhadas e danças mais lentas, a dica é investir em modelos também de tiras largas, que sustentem os seios, mas podem ser de suporte leve.