Profissionais, com a tecnologia de hoje, existem muitos! Mas a diferença entre profissionais comuns e profissionais destacados é, dentre outras coisas, o empenho em aprender cada vez mais sobre o próprio serviço, de modo a contribuir para o seu trabalho, se destacando dos demais e entendendo as estratégias que movem o seu serviço. Nesse contexto, compreender o que é a gestão de mídias sociais e as ferramentas que devemos usar é essencial.
Pense só: sem entender o que é a gestão de mídias sociais, como reconhecer as melhores técnicas, estratégias e a evolução rápida do meio digital? Como prospectar clientes sem ter nas mãos os recursos que são indispensáveis se você não os conhece?
É por isso que preparamos um artigo completo das melhores ferramentas de gestão de redes sociais que você pode ter. Com ele, ficará muito mais fácil saber por onde começar, especialmente se você é iniciante, quer fazer uma segunda renda ou começar a dedicar seu tempo livre em outro serviço e, até mesmo, um hobby.
Então, leia o artigo com atenção, vá tomando nota ao longo da leitura e já coloque em prática hoje ainda.
Mas antes de começar a ler, pare e pense: o que são ferramentas de gestão de redes sociais?
O que são ferramentas de gestão de redes sociais?
O primeiro passo sempre é compreender o que são os termos antes de querer avançar para a prática e para os exemplos.
Sendo assim, para começar, entenda que as ferramentas de gerenciamento para mídias sociais são todas aquelas plataformas que oferecem um controle total sobre todos os processos relacionados às suas redes sociais.
Logo, essa ferramenta permite que você gerencie e supervise de forma eficiente todas as atividades nas suas plataformas de mídia social, contribuindo na análise de métricas, na desenvoltura de posts, na criação de conteúdo, na potencialização da criatividade e por aí vai.
Sabe aquele cinto de ferramentas que sempre temos quando estamos consertando algo? Pense nesse exemplo quando pensar no meio digital e nos seus recursos!
Mas agora que você já entendeu o conceito, veja as 7 melhores ferramentas de gestão de redes sociais para chamar de sua!
Google Alerts
Se faça uma pergunta antes de tudo: você já quis monitorar as buscas do Google para tomar decisões ainda mais assertivas?
Então, o seu momento chegou! Utilize o Google Alerts gratuito, uma ferramenta das gestões de redes sociais que permite que você veja as buscas referentes a sua palavra-chave ou a de concorrentes, para saber como andam as pesquisas, cliques e mais.
BuzzSumo
Tendo a versão paga e gratuita, você consegue criar tópicos para a sua marca e, até mesmo, pautas para a sua linha de produção do marketing digital.
O BuzzSumo garante que você crie pautas que tenham conexão entre si conforme o seu nicho e que, de fato, estejam em alta, sendo comentadas atualmente.
Dessa forma, pare e pense: por que perder tempo com esses pormenores se eu posso focar em outras áreas e deixar um app me ajudar? Use a tecnologia ao seu favor, com responsabilidade e entendendo que o aplicativo, sozinho, não faz mágica!
Easel.ly é uma ótima ferramenta de gestão de redes sociais
Nem todo mundo gosta de criar relatórios e gráficos para análises, certo? Pois com o app Easel.ly, você não precisa se preocupar, já que sua função é a de criar infográficos.
Também gratuito, você pode usar para criar os seus relatórios ou, se preferir, usar na criação de conteúdo para sua marca. Em poucos passos, você cria ótimos infográficos e nem precisa logar para ter o resultado.
Bitly
Você já pensou que na sua gestão de mídias sociais é necessário ter uma monitação da Web ou, ainda, encurtar o URL?
Em outros artigos, falamos bastante sobre a otimização do SEO, ferramenta que te faz estar em primeiro lugar nas buscas. Dentro de um bom SEO existe um URL bem feito, e este precisa ser, dentre outras coisas, o mais curto e objetivo possível.
Logo, o Bitly, que é gratuito, oferece dois tipos de serviço: encurtador de link e monitoramento de endereço web. É ideal para quando postar links ou fazer URL de blogs e sites.
Isso porque, além de permitir que a sua URL fique mais curta e atraente, o site monitora a quantidade de cliques, de onde vieram e outros detalhes básicos.
Google Analytics
Dessa forma, sendo um queridinho dos criadores de conteúdo – e não é pago -, o Google Analytics é ideal para os momentos em que você deseja – e sempre precisa – monitorar as suas redes com relação aos acessos que teve, tempo de navegação nas páginas, cliques, conversões, visitantes e muito mais.
É importantíssimo para que você possa mensurar os seus dados e permite que os seus relatórios tenham ainda mais precisão.
O clássico Canva
Quem nunca usou o Canva, mesmo que como amador, hem? Tendo a versão paga e a premium, é ideal para criação de artes, conteúdos, logotipos, carrosséis e tudo que envolve o design e o visual.
No entanto, ele não substitui um bom profissional na hora de garantir uma identidade visual autêntica, porque, assim como você, outras pessoas têm acesso ao material, e a sua marca não terá uma imagem exclusiva e que representa você, de fato, na sua essência.
IFTTT
Por fim, vamos falar da ferramenta de gestão de redes sociais conhecida como IFTTT.
Sua função é a de definir ações de acordo com cenários específicos, contribuindo na organização.
Sendo um pouco mais claro, o IFTTT é um app que automatiza ações de acordo com o que você programar e definir. Por exemplo, você pode definir que, sempre que surgir algum comentário na sua página do Face ou do seu blog, você enviará um e-mail para o destino que a pessoa cadastrou.
Assim, o aplicativo vai realizar uma ação conforme o que você “mandou”, não necessitando que você faça manualmente e contribuindo para que, sempre que você estudar uma estratégia nova, possa colocá-la em prática.
É muito útil para gerenciar redes sociais e vai facilitar o seu serviço em muitas plataformas diferentes. Para melhorar, é um app gratuito para IOS e Android.
Com essas opções de ferramentas de gestão de redes sociais, você consegue elevar o nível do seu serviço, oferecer o melhor para você e para seus clientes, além de passar mais autoridade e credibilidade para quem visualiza seus resultados.
Esperamos que você tenha entendido melhor o que é a gestão de mídias sociais e que possa usar as ferramentas a partir de hoje mesmo. Uma dica muito boa é a de utilizar um planejamento no seu serviço, para que você saiba o momento exato que cada uma serve e que você consiga se organizar.
Não deixe de ler outros artigos aqui do nosso blog que explicam detalhadamente assuntos básicos do marketing digital, mas que conseguem te orientar no mercado sem dificuldades e, ainda, te ajudam na motivação e na disciplina. Obrigada pela leitura e até a próxima!