A pandemia de Covid 2019 contribuiu para mudanças nos hábitos alimentares do brasileiro. No segundo ano da doença, uma pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) revelou que o mercado brasileiro de orgânicos havia movimentado cerca de R$ 6,5 bilhões. Este número representa um crescimento de 12% no comparativo com 2020, superando as expectativas da Organis, que acreditava que o aumento fosse de 10%.
O estudo “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023” apontou aumento de 16% no consumo de orgânicos no país entre 2024 e 2023, sendo a região nordeste a maior consumidora desse tipo de alimento e a norte, a menor. Na mesma pesquisa, a Organis detalhou que 46% dos brasileiros estão consumindo alimentos orgânicos em suas refeições.
A conscientização da população brasileira sobre os benefícios dos orgânicos está cada vez maior. Muitos supermercados incluem em suas gôndolas produtos do tipo. A compra neste tipo de segmento facilita a vida do consumidor, pois ele pode pagar pelos alimentos utilizando vale alimentação.
Benefícios dos orgânicos
Segundo informações do e-book “Pensando Orgânico”, a definição correta de produto orgânico é “aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos”.
A maior motivação para consumi-los são os benefícios que trazem à saúde devido à ausência de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos. Dessa forma, as técnicas agrícolas orgânicas contribuem para a qualidade natural e realçam o sabor do alimento. Além disso, no corpo humano, ajudam na limpeza do organismo.
O meio ambiente também sai ganhando com a agricultura orgânica, pois a prática não polui a terra com produtos químicos e nem mata a vida do solo. Além de reduzir os níveis de poluição ambiental, a qualidade da água também prevalece.
Selo de certificação
Os consumidores devem ficar atentos, pois os alimentos que são realmente orgânicos, assim como os in natura ou processados, possuem certificação. Dessa forma, é possível saber quem os produziu, onde, quando e como.
Os alimentos orgânicos que possuem o selo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica Selo (Sisorg) estampados na embalagem estão aptos para consumo, conforme a Lei 10.831/2003. Porém, a legislação diz que essa determinação não é válida para os pequenos produtores que vendem diretamente aos consumidores.
Como comprar alimentos orgânicos?
Como acessar produtos orgânicos uma dúvida comum entre os consumidores. Alguns locais que disponibilizam produtos orgânicos são:
Feiras orgânicas
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), estão cadastradas na entidade, 894 feiras orgânicas ou agroecológicas.
No site criado pela entidade feirasorganicas.org.br, é possível pesquisar, através de um mapa, os locais que possuem esse tipo de feira no Brasil. Na plataforma, também há opção de adicionar uma iniciativa que não esteja no mapa, ação que pode ser feita por um frequentador, feirante ou administrador público.
Nos sites das prefeituras, o consumidor também pode verificar o calendário de feiras fixas orgânicas ou agroecológicas.
Supermercados
Supermercados e hipermercados estão preparados para atender a cliente que buscam por alimentos orgânicos. Em alguns estabelecimentos, há corredores completos destinados a esse tipo de produto.
Quem opta pela compra em supermercados deve ficar atento ao selo Sigorg.
Cesteiros ou pequenos produtores
Na pandemia, a entrega domiciliar cresceu exponencialmente. Cesteiros ou pequenos produtores orgânicos também aproveitaram dessa forma de comercialização para oferecer comodidade ao consumidor
Ao adquirir um produto orgânico de um produtor ou cesteiro, vale pesquisar a procedência com outros clientes, nas redes sociais ou no site da prefeitura, e verificar se ele realmente se enquadra na definição correta de orgânico.