As mudanças no mundo da moda continuam a todo vapor. A cada dia, surgem tendências que revolucionam o setor e trazem uma nova perspectiva sobre a forma como as pessoas se vestem. Nos últimos anos, o apelo pelas peças comfy tomou conta das passarelas e vitrines do mundo fashion.
Desde então, surgiram novos conceitos que trazem como bases principais o conforto e o bem-estar. Termos como homewear, sleepwear e loungewear, por exemplo, passaram a dominar os holofotes e viraram os queridinhos de muitas celebridades, tornando-se fortes tendências na moda.
Apesar de terem nomes similares e de se relacionarem com a moda íntima, dois desses conceitos possuem diferenças entre si. Dentro desses estilos estão peças como pijamas, calças de moletom, camisetas de tecidos maleáveis e até mesmo calçados específicos, como a pantufa feminina forrada.
Homewear e loungewear
O termo homewear, se traduzido livremente, significa roupa de ficar em casa e também recebe o nome de loungewear. Esse estilo começou a ganhar mais popularidade durante a pandemia, quando o isolamento social fez com que todos ressignificassem afazeres do cotidiano ao permanecerem reclusos em casa por um longo período.
As bases desse conceito são roupas confortáveis e com personalidade, fazendo cair por terra a ideia de que peças comfy são sempre básicas e sem estilo. Um ponto interessante dessa moda é que ela possui uma estética que pode ser adaptada a todos os ambientes e jeitos de se vestir.
É possível, por exemplo, usar os looks para participar de uma reunião on-line ou presencial, ir a um encontro romântico, sair para fazer compras e, até mesmo, curtir uma balada com os amigos. Além disso, é possível encontrar peças que fazem a composição de visuais comfy serem confortáveis, práticos e fashion ao mesmo tempo.
Conjuntos de moletom são itens básicos no guarda-roupa de quem quer investir na moda homewear/loungewear. Cheios de personalidade, aconchego e modernidade, eles podem ser encontrados com calças, shorts e até mesmo saia.
As t-shirts maxi também são peças-curinga desse estilo. Elas geralmente apresentam uma modelagem mais longa, o que permite usá-las como camisetão ou como vestido. Peças de malha também podem ser exploradas por quem quer aderir. Maleáveis, práticas e confortáveis, elas dão um ar mais casual ao estilo ou ainda imprimem personalidade, dependendo da composição.
Por fim, a moda homewear também conta com calçados. No geral, os itens incluídos nesse estilo costumam ser confeccionados com tecidos e materiais macios, como as pantufas e rasteirinhas acolchoadas com efeito pillow, ambas queridinhas da temporada.
Sleepwear
O estilo sleepwear, por sua vez, significa roupa de dormir, mas sua proposta não se restringe a isso. A base dessa moda é a possibilidade de usar roupas que foram tradicionalmente categorizadas como para dormir ou uso íntimo em outros contextos. Ou seja, é a ideia de usar pijamas femininos longos e outros itens do guarda-roupa em looks para o dia a dia, sem a necessidade de se preocupar em escondê-las.
As peças que se encaixam no sleepwear são geralmente confeccionadas com tecidos mais leves, fluídos, delicados e confortáveis, sendo pijamas, sutiãs, camisolas, robes e bodies alguns exemplos desse estilo. Os detalhes costumam ser formados por bordados em renda ou transparência. Tonalidades e propostas podem ser variadas, para uso em todas as estações.
O interessante desse estilo é ser democrático, dessa forma, pode ser usado por pessoas de diferentes biotipos e estilos. Por esse motivo, tornou-se uma tendência nos dias atuais. Ao andar na rua, é fácil encontrar uma pessoa com calça jeans e uma blusa de cetim mais fluída que aparenta ser parte de um baby doll.
Atualmente, é possível incorporar essas peças no dia a dia de forma simples e, na maioria das vezes, ninguém nota que são roupas designadas para uso íntimo. Os pijamas femininos longos, por exemplo, costumam ser os ideais para essa proposta, pois são sofisticados e parecem conjuntos finos ou peças de alfaiataria.
Outro aspecto interessante é que, por serem pensadas para o uso íntimo, essas roupas podem representar estilos distintos, como o contemporâneo, romântico e sensual. Dessa forma, o uso desses itens no dia a dia também ajuda a criar visuais com propostas diferentes.