O inédito Moda Rio 5.0 Summit tem a missão de criar uma convergência em torno dos debates para o fortalecimento da indústria de moda no Rio de Janeiro. O evento ocupará o Auditório e o espaço de cocriação da Casa Firjan, em Botafogo, na segunda, 4 de novembro, das 9h30 às 18h. A manhã será exclusiva para convidados e a tarde será aberta ao público de forma gratuita, com retirada de ingressos via Sympla.
A construção do Museu da Moda e a integração de novas tecnologias na cadeia produtiva estarão em pauta, assim como uma investigação junto aos principais líderes do setor sobre quais são os gargalos atuais do mercado. O Moda Rio 5.0 Summit é um projeto Moda Rio, sindicato filiado à Firjan que realizou por anos o Fashion Rio, e que deseja criar propostas alinhadas com diversos setores para retomar o protagonismo da cidade no segmento.
Entre os convidados confirmados, estão: o CEO Grupo Soma, Roberto Jatahy, a sócia fundadora Grupo Soma, Claudia Jatahy, a estilista Lenny Niemeyer, o presidente do Conselho da Moda da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, o presidente Moda Rio, Victor Antônio Misquey, o empresário e diretor Moda Rio, Ulisses Betbeder, a diretora de Novos Negócios Rio Innovation Week, Luciana Potsch, o diretor da Babilônia Feira Hype, Robert Guimarães, e a diretora criativa da Blueman, Sharon Azulay.
“O Moda Rio 5.0 Summit inicia um movimento importante para modernizar a indústria da moda do Rio de Janeiro, atualizando empresários com as novas tecnologias que estão transformando a forma de criar, produzir e comunicar. Como uma organização comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Firjan vê essa transformação tecnológica como essencial para aumentar a competitividade das empresas locais e fortalecer a moda como um motor econômico e cultural do Estado”, diz Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan.
Para Victor Antônio Misquey, presidente do Moda Rio, “o Moda Rio 5.0 Summit busca discutir estratégias para que o Rio de Janeiro retome seu papel como um importante difusor da cultura brasileira, da moda e do design, tanto no Brasil quanto no exterior, a partir de 2025. Reunindo protagonistas de toda a cadeia — desde a imprensa até novos criadores, além de universidades e empresários de todos os portes —, o evento visa a repensar o futuro do setor de forma colaborativa. A atualização tecnológica é um elemento crucial dessa transformação, permitindo às empresas otimizar os seus processos, consolidando a sua competitividade no mercado nacional e internacional”.
A curadoria do evento ficou a cargo da empresária e especialista em novas tecnologias Olivia Merquior, CEO da Iara. Com experiência de mais de 20 anos no mercado de moda e inovação, ela explica que “a ideia do evento surgiu da necessidade de aproximar as discussões da indústria da moda das novas tecnologias digitais, que têm se desenvolvido rapidamente e transformado a maneira como pensamos e trabalhamos moda no mundo atual”.
Para Olivia, “o Moda Rio 5.0 Summit inicia um movimento para que possamos discutir a melhor maneira de criar um ecossistema que ajude a atualizar a cadeia de moda diante dos desafios trazidos pelas novas tecnologias, e isso significa não apenas pensar no futuro, mas também criar espaços de aprendizado sobre o nosso passado. Para além da roupa, a moda fala sobre cultura”.
Além das palestras e apresentação de cases, os convidados conhecerão de perto soluções práticas com o uso de novas ferramentas de tecnologia, visitando o espaço de cocriação da Casa Firjan. Experiência em realidade virtual, inteligência artificial generativa, modelagem 3D e prototípica, realidade aumentada estarão disponíveis para o público.
Passado e futuro da moda carioca em pauta
O evento começará destacando a MODA 5.0 PARA O RIO DE JANEIRO com um café da manhã às 9h30, apenas para convidados, aproximando empresários, autoridades públicas e imprensa até às 12h. Debates em torno do novo momento da moda carioca e da importância do setor nos grandes eventos de inovação acontecem na parte da manhã.
Aberta ao público, a tarde traz uma programação gratuita voltada para gestão e negócios e criatividade e comunicação. Talks sobre sustentabilidade, chatbot 5.0, inteligência artificial e novas carreiras da indústria da moda no Rio de Janeiro ganham palco na Casa Firjan.
Ao longo de toda a tarde, o espaço de cocriação estará aberto para quem quiser experimentar novas ferramentas digitais e conhecer artistas e programadores. A partir das 13h, em intervalos de meia hora, diferentes criadores e novas agências explicarão como a tecnologia pode ser usada para gerar novas ideias.
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ [Exclusiva para convidados, empresários, autoridades públicas e imprensa]
9h30 às 12h – MODA 5.0 PARA O RIO DE JANEIRO
9h30 – Welcome coffee
● 10h – Abertura oficial
Luiz Césio Caetano – Presidente do Sistema Firjan
Victor Antônio Misquey – Presidente Moda Rio
● 10h30 – Moda Rio 5.0: O novo momento da moda carioca
Carlos Tufvesson – Presidente do Conselho da Moda da Prefeitura do Rio
Olivia Merquior – Especialista em moda e tecnologia
● 11h10 – A moda nos grandes eventos de inovação
Tatiana Ribeiro – Head de estratégia e Marketing Rio2C
Luciana Potsch – Diretora Executiva e Novos Negócios Rio Innovation Week
● 11h50 – Construção das propostas para o Moda Rio 2025: Queremos saber quais as expectativas para os próximos anos voltadas para o desenvolvimento do sistema de moda no Rio de Janeiro e no Brasil.
Ulisses Betbeder – Empresário e diretor Moda Rio
Olivia Merquior – Especialista em moda e tecnologia
TARDE [Programação gratuita, com ingresso retirado no Sympla. Entrada nos talks sujeita à lotação]
● Auditório: Gestão e Negócios 13h30 às 15h
Este bloco será dedicado a explorar como a tecnologia está transformando a gestão e os negócios na indústria da moda. Serão discutidos temas como sustentabilidade, inteligência artificial e análise de dados, abordando as melhores práticas para otimizar processos, melhorar a eficiência e aumentar a competitividade das empresas no mercado global.
● 13h30 – A Revolução da Sustentabilidade: O passaporte de produto digital
Esta mesa apresentará como as novas tecnologias, especialmente o passaporte de produto digital, estão transformando a sustentabilidade no setor de moda. Serão discutidas as possibilidades de rastreamento de produtos e como essas ferramentas podem promover práticas mais responsáveis e transparentes na cadeia produtiva.
Alisson Calgaroto – Diretor de tecnologia e inovação no Grupo Soma
Olivia Merquior – Ceo da Iara e fundadora da BRIFW
● 14h – Chatbot 5.0: O futuro da comunicação com inteligência artificial
Nesta sessão, será debatido o impacto dos chatbots de última geração na comunicação das marcas de moda. Especialistas discutirão como a inteligência artificial está moldando o atendimento ao cliente e otimizando a interação com consumidores, criando novas oportunidades para marcas se conectarem de maneira mais eficiente e personalizada.
Flávia Peres – Fundadora da Euvatar
Olivia Merquior – Ceo da Iara e fundadora da BRIFW
● 14h30 – Tomada de decisões inteligentes: Tecnologia e dados
A mesa discutirá o uso de tecnologia e análise de dados para tomadas de decisões mais inteligentes no setor de beleza. Serão abordadas as ferramentas digitais que permitem uma gestão mais eficiente e como elas podem ser aplicadas para otimizar processos e melhorar os resultados das empresas.
Juliana Ferré – Co-fundadora e Diretora de Produto da uMode
● Auditório: Criatividade e Comunicação 15h30 às 18h
Nesta segunda etapa, o foco será na interseção entre tecnologia e criatividade. As mesas abordarão como ferramentas tecnológicas estão expandindo as possibilidades criativas, desde a liderança de equipes até a comunicação com o público, oferecendo novas formas de expressão e inovação no setor de moda.
● 15h30 – Tecnologia na liderança e gestão de equipes criativas
Esta mesa explorará como a tecnologia pode ser usada na gestão e liderança de equipes criativas. Serão discutidos os desafios de integrar ferramentas tecnológicas no dia a dia dos times criativos e as oportunidades que elas trazem para ampliar a produtividade e a inovação.
Ilma Borges – Head de design Farm Rio
● 16h – Como expandir a criatividade através de novas inteligências
Esta mesa abordará como as novas tecnologias de inteligência artificial e machine learning podem expandir os horizontes criativos no setor de moda. Serão apresentadas as maneiras pelas quais essas ferramentas permitem que os profissionais explorem novas formas de expressão criativa e inovação.
Hanna Inaiáh – Artista AI
● 16h30 – A potência criativa da tecnologia nas favelas cariocas
Nesta mesa, será destacada a força criativa emergente das favelas do Rio de Janeiro, impulsionada pelo uso de novas tecnologias. Serão explorados exemplos de como a tecnologia está fortalecendo esses territórios, criando oportunidades de crescimento e expressões artísticas únicas no setor de moda como identidade.
Alessandra Silveira – Diretora de parcerias da Gerando Falcões
Gean Guilherme – Fundador da 2050
Luan Guilherme – Diretor de moda 2050
● 17h – As novas carreiras da indústria de moda no Rio de Janeiro
Esta sessão discutirá as novas oportunidades de carreira que estão surgindo na indústria da moda com o avanço das tecnologias. Os participantes discutirão como essas mudanças estão moldando o futuro da moda no Rio de Janeiro e quais habilidades serão essenciais para profissionais que desejam ingressar ou se adaptar a esse novo cenário.
Priscila Nassar – Artista 3D
Je Kos – Artista AI
Estúdio Dobro – Artistas digitais
Moda Rio 5.0 Summit
Data: segunda, 4 de novembro, das 9h às 18h
Horário aberto ao público: 13h30 às 18h
Casa Firjan: Rua Guilhermina Guinle, 211, em Botafogo
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br/evento/moda-rio-5-0-summit/2679372?referrer=www.google.com
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MONICA CRISTINA RAMALHO CUNHA
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