Grande aliado de arquitetos e designers de interiores, o espelho presente em toda a casa tem grandes poderes: pode mudar um cômodo completamente, se colocado no lugar correto. Os espelhos têm voltado a ser tendência na decoração de casas e escritórios. Afinal, são um objeto fácil de ser encontrado e de investimento relativamente baixo, mas que pode fazer toda a diferença.
Embora pareçam simples à primeira vista, os espelhos podem decorar qualquer cômodo da casa, não apenas quartos e banheiros, e também ficam bem com qualquer estilo de ambiente, do moderno ao clássico. Mas o maior benefício vai mesmo para os cômodos pequenos: a capacidade do espelho de dar a impressão de maior amplitude para estes é certamente seu maior trunfo.
A composição entre os tipos de espelhos
Um espelho vertical tem a capacidade de dar a sensação de um pé-direito muito maior, enquanto um espelho horizontal pode alargar um cômodo. A composição entre esses dois tipos, ou de mais de um espelho do mesmo tipo, pode fazer milagres em cômodos estreitos e/ou baixos.
A capacidade de reflexão da luz confere luminosidade
Outro benefício do espelho é sua capacidade de refletir luz. Logo, quando bem posicionados, podem tornar um cômodo ou espaço muito melhor iluminado, sem a necessidade de mais lâmpadas ou luz solar. Neste sentido, tanto faz se a sala é grande ou pequena. Afinal, a ação de refletir a luz independe do tamanho do ambiente, e todos se beneficiam igualmente dessa propriedade.
O espelho cria pontos focais no ambiente
Claro que os espelhos também servem para ver o próprio reflexo. Para isso, sua instalação também deve ser pensada para este fim, caso seja o desejo. O espelho por si já vira um ponto de interesse, afinal, quase todo mundo gosta de olhar para o próprio reflexo. Logo, o espelho também é capaz de criar pontos de interesse: caso reflita a imagem de algo importante ou bonito, sua função de valorizar o objeto estará sendo cumprida, destacando-o.
São, sobretudo, objetos de decoração
E claro que os espelhos, uma vez que compõem o ambiente, também são um objeto de decoração. Cada vez mais, a preocupação com belas molduras – ou com a ausência delas – ou belas formas de espelho torna ele parte integrante da composição da decoração. Cada tipo deve ser pensado junto do estilo do ambiente. Uma das tendências nesse sentido é a do espelho orgânico.
O que é o espelho orgânico, tão na moda
A busca por esse tipo específico de espelho tem aumentado nos últimos meses, segundo levantamentos. Um estudo feito pela Agência Conversion demonstrou que, em julho deste ano, o termo “espelhos orgânicos“ já contabilizava cerca de 110.000 buscas. Com formatos mais suaves, irregulares e menos geométricos, trazem a sensação de leveza para a decoração.
Além disso, não costumam ter molduras, mas, quando as tem, são discretas e de materiais leves, como madeira, casca de coco ou bambu. O fato de serem orgânicos advém também dessa propriedade: são geralmente feitos de materiais naturais e ecológicos, o que confere ainda mais leveza para sua construção. Suas formas irregulares e minimalistas ficam especialmente bem em ambientes modernos, e são por si só quase que obras de arte.
Por fim, um bom trabalho de decoração de ambientes que deseja levar em conta os espelhos devem ser pensado em conjunto com o piso e revestimentos do ambiente onde será instalado. Um banheiro, por exemplo, fica especialmente belo e bem iluminado com pisos de porcelanato ou cerâmica e um espelho grande, preferencialmente redondo e sem armário embutido.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br