Todos os dias, uma média de quase 1 milhão de hóspedes deposita sua confiança no Airbnb ao fazer o check-in em uma acomodação. Cada um desses hóspedes deve se sentir confiante sobre exatamente o que esperar antes de fazer a reserva.
Nas edições de maio e novembro do Airbnb 2023, assim como nas novidades de setembro, os produtos e políticas do Airbnb foram atualizados para aperfeiçoar a experiência do usuário, ajudar a aumentar a confiança e proporcionar mais tranquilidade para anfitriões e hóspedes. Hoje, o Airbnb divulga mais novidades sobre o seu trabalho para continuar oferecendo alta qualidade e confiabilidade em toda a plataforma.
Anúncios verificados
Em setembro de 2023, o Airbnb declarou seu compromisso de começar a verificar anúncios nos EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido e França até o início deste ano. No final deste mês, quase 1,5 milhão de anúncios terão concluído o processo de verificação e receberão um selo de “verificado”.
Em breve, o Airbnb apresentará novas ferramentas, incluindo autenticação por foto e vídeo, para que mais anfitriões nesses países verifiquem suas acomodações e, a partir de setembro de 2024, a verificação de anúncios estará disponível em mais 30 países.
Novo destaque para as acomodações que fazem mais sucesso no Airbnb
Com mais de 7,7 milhões de anúncios na plataforma, o Airbnb quer tornar mais fácil para os hóspedes encontrar o anúncio que melhor se adequa a suas necessidades. Na edição de novembro do Airbnb 2023, foram apresentados os Preferidos dos Hóspedes: uma coleção de 2 milhões das acomodações que mais fazem sucesso no Airbnb com base em avaliações, comentários e dados de confiabilidade de mais de meio bilhão de viagens. Desde novembro, mais de 13,5 milhões de acomodações com o selo “Preferido dos hóspedes” foram reservadas, com quase 95% das estadias avaliadas recebendo cinco estrelas. A avaliação geral média de todos os Preferidos dos Hóspedes permanece alta: 4,92.
Em breve, o Airbnb apresentará um novo recurso para ajudar a destacar os anúncios que fazem mais sucesso com base em avaliações, comentários e dados de confiabilidade. Os que estiverem classificados entre os top 25% no mundo terão um destaque único adicionado à sua página e os top 1% receberão um ícone de troféu, evidenciando que estas são as melhores acomodações do mundo no Airbnb, de acordo com os hóspedes.
Os hóspedes também poderão saber se um anúncio está classificado entre os 10% que fazem menos sucesso no Airbnb e haverá uma nova opção de classificação por avaliações mais baixas.
Redução de cancelamentos por anfitriões
Os cancelamentos, sejam de última hora ou não, podem causar ansiedade aos viajantes e quebrar a confiança esperada ao reservar uma acomodação no Airbnb.
Desde julho, o Airbnb vem fazendo alterações e melhorias consideráveis para evitar cancelamentos desnecessários pelos anfitriões, incluindo:
Ajuste das configurações de reserva padrão e redução da disponibilidade do calendário, para dar aos novos anfitriões maior controle e flexibilidade antes da primeira reserva;
Novas ferramentas de preços para que os anfitriões possam ver facilmente o preço que os hóspedes pagam e assim evitar imprecisão na definição de preços; e
Consequências mais severas e políticas mais rigorosas para cancelamentos por anfitriões que poderiam ter sido evitados.
Após essas atualizações, no último trimestre de 2023, os cancelamentos de anfitriões foram reduzidos em 36%.
Remoção de anúncios de baixa qualidade
A qualidade não é determinada apenas pela avaliação geral de um anúncio: há muitos fatores que o Airbnb usa para entender mais sobre a estadia de um hóspede, incluindo avaliações de subcategorias, cancelamentos de anfitriões e problemas relacionados à qualidade reportados para a equipe de Atendimento ao Cliente.
Com base nesses critérios, em abril de 2023, o Airbnb lançou um sistema de qualidade de hospedagem atualizado, que adota uma abordagem mais direcionada e abrangente para avaliar melhor os anúncios que podem não ter atendido às expectativas da comunidade do Airbnb em relação à qualidade. Nos primeiros três meses, 12 mil anúncios de baixa qualidade foram removidos.
Desde então, o Airbnb removeu 100 mil anúncios — incluindo aqueles que continuam a oferecer aos hóspedes uma experiência inferior à esperada — e continua a avaliar todos os anúncios após cada estadia para ajudar a garantir que eles ofereçam a melhor experiência possível aos hóspedes. Este é o maior conjunto de remoções já feito pelo Airbnb e novas ferramentas estão sendo desenvolvidas para evitar que essas acomodações sejam anunciadas novamente na plataforma.
Antes de um anúncio ser removido, o Airbnb trabalha de perto com os anfitriões, fornecendo informações e dicas sobre como eles podem melhorar a experiência do hóspede, tudo diretamente no painel da conta do anfitrião.
Integração com fechadura inteligente Schlage disponível em breve
Na edição de novembro de 2023, o Airbnb anunciou um novo recurso que permitiria que alguns anfitriões conectassem fechaduras inteligentes compatíveis às suas contas na plataforma. Este mês, os anfitriões com anúncios nos EUA e Canadá poderão conectar fechaduras inteligentes Schlage compatíveis às suas contas no Airbnb e gerar automaticamente códigos exclusivos para cada reserva. Nos primeiros meses de Acesso Antecipado do Airbnb, os hóspedes tiveram experiências extremamente positivas, com uma avaliação média de check-in de 4,96.
Esta integração será implementada para dispositivos das marcas August e Yale ainda este ano.
Mais novidades sobre o produto serão apresentadas na edição de maio do Airbnb 2024.