Muita gente ganha uma bolada em dinheiro nessa plataforma. E você, quer aprender como saber quanto um site ganha com AdSense?
Se você está lendo esse texto, então significa que está navegando na internet, precisamente em um site. Os sites estão presentes em toda vastidão da internet e todos os dias visitamos algum. Porém, você já se perguntou como saber quanto um site ganha com AdSense?
Isso porque ninguém trabalha de graça e os proprietários dos sites precisam receber uma remuneração para dar continuidade ao trabalho. Sendo assim, quase todos os sites recebem dinheiro pelo AdSense. Todavia, o que pouca gente sabe é que essa remuneração é bem atrativa.
Dessa forma, se você ficou curioso e quer aprender como saber quanto um site ganha com AdSense, então você chegou ao lugar certo. Pois, no texto a seguir, explicaremos algumas formas de avaliar os ganhos potenciais com essa plataforma. Logo, fique ligado e descubra!
Entendendo o AdSense: O que é e como funciona
Antes de ensinarmos como saber quanto um site ganha com AdSense, vale a pena falar um pouco sobre essa plataforma e explicar o seu funcionamento. Assim, você irá entender melhor.
Em primeiro lugar, conforme já adiantamos, trata-se de uma plataforma de publicidade criada pelo Google, que permite aos donos de sites exibirem anúncios relevantes em suas páginas.
Esses anúncios costumam ser gerados a partir do interesse dos usuários e do conteúdo do site. Sendo assim, ao entrar em um site, os anúncios exibidos geralmente serão de itens com os quais você já manifestou interesse ou interagiu, como um celular ou computador que você pesquisou o preço.
Essa otimização é feita para aumentar as chances dos leitores clicarem nos anúncios e consequentemente gerar receita para o proprietário do site. Em outras palavras, quanto mais pessoas clicarem nos anúncios exibidos, mais dinheiro a pessoa irá ganhar com o AdSense.
Principais métricas que devem ser observadas para avaliar os ganhos
Existem diversas métricas que precisam ser observadas para quantificar os valores que o usuário irá receber com o AdSense. Assim sendo, separamos as principais a seguir:
CPM (Custo por Mil Impressões)
O CPM é responsável por representar o valor que o anunciante está disposto a pagar por cada mil visualizações dos seus anúncios em uma página. Portanto, quanto maior for o CPM, mais dinheiro você pode ganhar a cada mil impressões.
CPC (Custo por Clique)
Diferentemente do CPM, o CPC está relacionado com os cliques que os anúncios recebem. Assim, você recebe dinheiro sempre que alguém clicar no anúncio exibido no seu site. Pela lógica, quanto maior o número de cliques, maior o valor recebido.
CTR (Taxa de Cliques)
Para explicar melhor a taxa de cliques, podemos dizer que se trata da porcentagem de visualizações que resultam em cliques. Ou seja, a quantidade de pessoas que visualizaram o anúncio na página e clicaram nele.
Impressões
Na sequência, as impressões são responsáveis por representar o total de vezes que um anúncio foi exibido em seu site. Dessa forma, também influi na receita do AdSense.
RPM (Receita por Mil Impressões)
Por fim, a receita por mil impressões está relacionada com o valor que você recebe a cada 1.000 impressões do anúncio, ou seja, a cada mil vezes as pessoas visualizaram esse anúncio na sua página.
Como saber quanto um site ganha com AdSense: aprenda a calcular os ganhos potenciais
Após aprender um pouco sobre o funcionamento da plataforma e todas as principais métricas que compõem a receita gerada, está na hora de se aproximar no assunto. A partir de agora, explicaremos como saber quanto um site ganha com AdSense.
Portanto, confira de forma simples como calcular os ganhos potenciais que você terá ao criar um site e utilizar a plataforma do AdSense para monetizar os seus conteúdos:
Estime o CPM Médio: Com base em seu nicho de mercado e na qualidade do seu tráfego, faça uma estimativa do CPM médio que você pode esperar. Pesquise outros sites similares para ter uma ideia. Existem algumas excelentes ferramentas que trazem em sites valiosos sobre os concorrentes, como a ferramenta SEMRush.
Calcule o CTR: Analise o histórico de cliques em seus anúncios para determinar a sua taxa de cliques média. Tenha em mente que até mesmo a posição dos anúncios é capaz de influenciar na quantidade de cliques obtidos.
Determine o CPC Médio: Novamente, baseie-se no seu nicho e no desempenho passado para estimar o CPC médio.
Use a Fórmula RPM: Utilize a fórmula RPM = (Ganhos Totais / Número de Impressões) * 1000 para calcular quanto você pode ganhar a cada mil impressões. Não é uma tarefa tão simples como um simulador Lotofácil, mas seguindo a fórmula, é possível se chegar ao resultado.
Conclusão
Ao entender cada uma das métricas e formas que compõem o cálculo de rendimentos do AdSense, é possível ter uma ideia clara dos possíveis ganhos que você terá ao utilizar essa plataforma. Então, se você leu até aqui, já tem uma ideia de como saber quanto um site ganha com AdSense.
Porém, é necessário ter em mente que os números obtidos servem apenas como estimativas do lucro real. Pois, o desempenho pode variar de acordo com o site e com os mesmos fatores mencionados, como nicho de atuação, impressões, custo por cliques e muito mais
Sendo assim, continue a otimizar o seu site e experimentar estratégias novas que possam incrementar os rendimentos e trazer um lucro maior para remunerar o seu trabalho duro.
Para finalizar, esperamos que o nosso guia possa ajudá-lo a ter uma visão mais clara acerca da monetização de sites a partir da plataforma do AdSense. Caso tenha gostado da leitura, continue acompanhando nosso site para ficar por dentro das melhores dicas de AdSense e muito mais.