Quais as profissões com melhores salários no Brasil?


Mulher Engenheira
Mulher Engenheira

Mostraremos quais são as profissões com melhores salários no Brasil, bem como as tendências para o futuro e a evolução com os anos.



Com a evolução dos tempos, da indústria, de novos meios tecnológicos e tendências no mundo todo, absorvidas pela globalização, vemos com frequência novos cargos surgindo e deixando de existir com o passar dos anos. Veja neste artigo mais sobre o tema!

Aliás, quais as profissões com melhores salários no Brasil?

Gostaria de saber quais as profissões com melhores salários no Brasil? Vamos elencar, aqui, as principais delas. Seja para você que está procurando uma recolocação, bem como reformulando a carreira.

De uma maneira geral, elencamos abaixo as carreiras e profissões que oferecem salários muito interessantes, se levarmos em consideração o momento atual e a média ofertada pelo país.

Normalmente, embora as micro e pequenas empresas (ME’s) sejam as que mais empregam em nosso país, mostrando sua relevância para a economia, são as empresas de médio e grande porte que acabam por apresentar ganhos maiores em relação a salário.

Sem falar nos planos de carreira e cargos que estão disponíveis para estas profissões. Dessa forma, isso tudo influencia no cálculo de salário médio a ser pago em uma profissão no nosso país.

Algumas dessas profissões são:

  • Administradores – aqui considerando empreendedores, empresários, cargos de gerência, direção e alta liderança em organizações;
  • Engenharia – área extremamente demandada, com boa oferta de empregos e boa remuneração em grande parte de suas especializações. Podemos destacar, aqui, engenharia civil, química, aeronáutica, elétrica, entre outras que são essenciais para o funcionamento das mais diversas empresas pelo país;
  • Saúde – cargos relacionados à saúde, em especial com a medicina e suas especialidades puxando a frente. Não podemos deixar de citar também áreas com demanda crescente e boas remunerações, como biomedicina, farmácia, fisioterapia, entre outros;
  • TI (Tecnologia de Informação) – área que ainda sofre para suprir toda a sua demanda de profissionais, pois ainda não temos a mesma proporção de mão de obra disponível para os cargos, como em outros países já mais desenvolvidos. Ganhos consideráveis e inúmeras possibilidades de carreiras e ramos.

Profissões que apresentaram avanço no quesito salário com o tempo

Quando falamos também, por outro lado, em oferta de empregos, devemos considerar a faixa salarial disponibilizada para o tipo de profissão. Além, inclusive, de seus diferentes cargos e o porte da empresa. 

Ao tratarmos das profissões com melhores salários no Brasil, podemos também estudar e verificar que algumas delas também dependem de ciclos e momentos.

Algumas profissões essenciais, como já citamos, medicina e administração, por exemplo, são historicamente bem vistas e remuneradas. Visto que, portanto, estão permeadas desde sempre em nossa sociedade e empresas de todos os portes.

Um exemplo muito forte do que apresentamos e estamos vivendo nas últimas décadas são cargos e profissões que pagam muito bem relacionados a quaisquer tipos de tecnologias.

São diversos os ramos envolvidos com a tecnologia. Se por um lado os profissionais precisam ser altamente qualificados para poder executar os serviços com excelência, por outro recebem muito bem por isso.

O mercado ainda sente falta e sempre apresenta, até os anos atuais, déficit de vagas por candidato, ou seja, ainda não temos profissionais aptos o suficiente para absorver a demanda nacional neste setor.

Podemos ver outro exemplo de carreira/profissão que, embora mais curta, enfrentou grandes aumentos nos rendimentos nas últimas décadas, que são os atletas de esporte.

A grande maioria das modalidades tiveram sua média salarial crescendo acima de outros setores, ano após ano. Especialmente o futebol, que possui a maior entre elas.

Claro, devemos ressaltar, no entanto, que essa média é puxada, em grande parte, pelos atletas que disputam no mais alto nível. Por consequência, recebem quantias muito grandes de dinheiro.

 

Quais as carreiras que mais crescem e as que mais tendem a regredir nos próximos anos?

Mulher Engenheira
Mulher Engenheira

É importante sabermos como anda o mercado de trabalho em nosso país, até para conhecermos as perspectivas de futuro também. Com isso, poderemos projetar carreiras que tenham mais oportunidades e chances de crescimento e se relacionarem com nossa vida.

Isso desde passando por uma mudança ou até para quem ainda sonha em entrar no mercado de trabalho formal. E também para quem tem dúvidas sobre o curso ou a formação que quer realizar para sua carreira.

Uma das áreas que seguem as tendências, puxando o crescimento agora e tende a seguir no futuro, essa guinada exponencial é a área de tecnologia e inovação.

Sem dúvidas, uma das principais áreas que tendem a oferecer as profissões com melhores salários no Brasil.

Virtude do advento da internet, evolução na comunicação, nos sistemas de gestão das empresas, entre outros fatores. Isso tudo nos leva a demandar cada vez mais de profissionais altamente qualificados para lidar com a área.

Por outro lado, outras profissões que tendem a estagnar a questão salarial (ou, ao menos, não evoluir tanto) são as que demandam grande massa de pessoas. Ou seja, mão de obra que tende a ser absorvida com menores exigências de qualificação.

Estas, porém, tendem a receber menos e sofrer mais para se realocar no mercado de trabalho ou mesmo de terem um plano de carreira sólido.

Conclusão

A revolução industrial, a disseminação de produtos pelo comércio exterior, a globalização e abertura da grande maioria de países do mundo ao comércio foram e são substanciais para mudanças.

Além disso, para que essas mudanças se apliquem e sejam disseminadas por todos os cantos do planeta. Não apenas por meios físicos, mas também usufruindo das tecnologias existentes e em amplo estágio de evolução, fruto da era da informação em que vivemos.

Com tudo isso, as formas de trabalho enfrentam mudanças, mais ou menos radicais, a depender do tempo e das áreas de atuação. Ademais, influi também em quanto os profissionais se tornam importantes e são demandados nas empresas.

Além de cargos em si, essas demandas também afetam diretamente seus ganhos. As tendências, apenas algumas das existentes, também marcam fator importante nos ganhos e profissões com melhores salários no Brasil, tanto agora como futuramente.


Amou este post? Compartilhe com suas amigas!

Deixe a sua avaliação!

Adorei! Adorei!
0
Adorei!
Super Útil Super Útil
0
Super Útil
Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Interessante Interessante
0
Interessante
Morri de Rir Morri de Rir
0
Morri de Rir
Chocada! Chocada!
0
Chocada!
Silvia Rehn
Sou uma blogueira, apaixonada pelo universo feminino. Adoro escrever sobre moda, beleza, casa, decoração e assuntos diversos no universo feminino. Se você quiser mandar alguma dica escreva pra mim! redacao@magazinefeminina.com.br ou deixe o comentário no post!