Sempre ocupando os principais rankings de consumo de conteúdos nas redes sociais, os brasileiros seguem chamando a atenção de marcas de luxo. Itens como ring light para tutoriais de maquiagem são velhos conhecidos dos influenciadores nacionais, mas em junho, outros acessórios prometem roubar a cena por aqui.
Isso porque a conceituada marca de luxo Carolina Herrera chegou ao Rio de Janeiro para apresentar sua coleção Cruise (ou Resort), pela primeira vez fora de Nova York. A escolha faz diálogo com outras marcas elegendo o Brasil como palco para eventos comemorativos, destacando elementos como belezas naturais e criatividade para justificar a escolha.
Quem é Carolina Herrera: conheça a designer e a marca referência na moda de luxo
Nascida na Venezuela, Carolina Herrera é uma estilista radicada nos EUA desde os anos 1980. Considerada na sua época uma das mulheres mais bem vestidas do mundo, teve sucesso na construção da sua marca que até hoje segue sendo primeira escolha na hora de vestir nomes influentes, como primeiras-damas e celebridades de peso em premiações ao redor do mundo.
Os códigos da marca seguem uma elegância clássica, em que sensualidade e refinamento são combinados em tecidos de alta qualidade, cortes atemporais e estampas coloridas. Seu perfume é um dos mais vendidos até hoje, reconhecido de longe pela embalagem em formato de sapato de salto alto.
Em tapetes vermelhos e premiações de alto escalão, é comum a presença marcante de vestidos assinados por Carolina Herrera. Mesmo os modelos mais simples carregam uma imponência na simplicidade, em que o luxo está nos mínimos detalhes e na construção impecável da peça final.
Desde 2019, a grife está sob comando criativo de Wes Gordon, tanto a designer que fundou a marca quanto sua herdeira atualmente à frente dos negócios não interferem nas decisões criativas do estilista. Para a apresentação no Rio de Janeiro, Wes busca celebrar as origens latinas de sua fundadora, em que cores, irreverência e a sensualidade elegante resultam no que a marca faz de melhor até hoje.
O que significa um desfile Resort?
Diferente das semanas de moda tradicionais, que se dividem em coleções voltadas para Primavera/Verão e Outono/Inverno (embora isso venha mudando nos últimos anos), os desfiles Resort ou Cruise acontecem em períodos intermediários. Sua origem está relacionada com as temporadas de férias, em que as elites do hemisfério norte fugiam do frio viajando para países mais quentes.
Desta forma, as coleções Resort costumam ter uma pegada mais casual, focando bastante nas linhas de acessórios, e com peças menos complexas. Para Wes Gordon, é a oportunidade ideal para retratar a sua visão da marca através dos códigos latinos, com tudo de mais original que o Rio de Janeiro tem a oferecer.
Brasil chama a atenção de marcas internacionais
Embora seja a primeira vez que a grife Carolina Herrera desembarca no Brasil (com muitas possibilidades de voltar), diversas marcas já escolheram o país, e o próprio Rio de Janeiro, como cenário para desfiles Resort. A Louis Vuitton é uma das marcas mais tradicionais que frequentemente elege terras brasileiras para inspirar coleções temporárias.
Com um cenário de recessão econômica nos mercados mais tradicionais (EUA e Europa), as marcas de luxo encontram oportunidades em mercados novos e reestruturados, como Ásia e América Latina. Recentemente, a grife Bottega Veneta anunciou a celebração dos 10 anos da marca no Brasil com o evento The Square.
Além de movimentar o mercado interno, a presença de nomes como Carolina Herrera desfilando por aqui traz um olhar atento ao potencial criativo da moda brasileira, expandindo conexões. Celebridades como Anitta, Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Rayssa Leal têm sido importantes pontos de contato entre marcas internacionais com o Brasil.